Conta-se que a história de Maria Mulambo que essa Pomba gira nasceu em berço de ouro, cercada de luxo. Seus pai e mãe não eram Reis, mas faziam parte da corte no pequeno reinado. Maria Mulambo cresceu sempre bonita e delicada. Com seus trejeitos, sempre foi chamada de princesinha, mas não era.
A minha quando risca seu ponto no chão, usa também três rosas vermelhas e uma vela, às vezes vermelha, às vezes preta, esta é a forma da minha Maria Mulambo trabalhar, que pode ser diferente para outra Maria Mulambo, que apesar das diferenças não deixam de ser Mulambos.
Uma das principais entidades da esquerda Umbanda e no Candomblé, Exu Mulher, Pombo gira de grande força e de muita procura pelos consulentes. Sensual, bonita, alegre que trabalha para qualquer tipo de situação, trabalho, saúde, abertura de caminho e para o amor.
Atualmente existem um grande número de Exus e Pomba-giras. A Pomba- gira Menina da Praia está na linha, ou subdivisão da Quimbanda, relacionada ao mar. Junto com a Pomba-gira da Praia e Exu Maré. É comum confundir a Pomba-gira da Praia com a Pomba-gira Menina da Praia.
Morte. Alguns meses após a morte de Branca de Bourbon, em Medina Sidonia, Maria Padilla morre durante a pandemia da peste bubônica de 1361 e seus restos mortais são sepultados em Astudillo, onde ela havia fundado um convento.