União Soviética
Os países eram : Hungria, Bulgária, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Polônia, Romênia, Albânia e URSS. Socialistas , hoje : Coréia do Norte, Vietnã, Cuba, Líbia, Laos, Bielorrúsia, Venezuela e China.
Do lado socialista na Guerra Fria estavam todos os países que faziam parte do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia), a China Comunista (até a década de 1960, quando houve um afastamento dos soviéticos), Cuba, o Vietnã e a Coréia do Norte ( ...
A Guerra Fria começou a esfriar durante a década de 1980, diretamente ligada aos problemas sociais e financeiros da antiga URSS. Em 03 de dezembro de 1989, com o fim do bloco socialista e da URSS, houve um acordo com o presidente norte-americano, George Bush.
Na verdade, já havia um regime socialista na Ásia desde 1924, a República Popular da Mongólia. Depois viriam o Vietnã do Norte, em 1945, e a Coréia do Norte, em 48. Mas sem dúvida foi a entrada da China no mundo socialista que abalou o equilíbrio entre as grandes potências no final dos anos 40.
A centralização e a burocracia tiveram impacto no sistema econômico soviético, que tinha como base a ideia do teórico do comunismo Karl Marx (1818-1883) de socializar os meios de produção, distribuição e intercâmbio. ... No final dos anos 1980, o PIB soviético era apenas a metade do americano.
O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares; Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.
A década de 1970 demonstrou ao mundo que a União Soviética já não era mais a grande rival dos Estados Unidos, sua capacidade já havia sido reduzida consideravelmente. Os sinais de esgotamento econômico começaram a aparecer e isso se tornou evidente com a divulgação de problemas graves, como a falta de alimentos.
O fim da União Soviética foi resultado do fim do modelo político e econômico socialista que perdurou de 1922 até 1991. Na URSS, a economia era em grande parte, planejada pelo Estado que era controlado pelo Partido Comunista.
As demandas complexas da economia moderna restringiram um pouco os planejadores centrais. Corrupção e manipulação de dados tornaram-se prática comum entre a burocracia ao reportar metas e quotas cumpridas, fortalecendo assim a crise.
Recomendado para você
Resposta