O tema deste Curta Musical é Luiz Gonzaga, um dos nomes mais importantes da música brasileira. Luiz Gonzaga mostrou o baião ao Brasil e também outros ritmos do Nordeste, como o xote, o xaxado, o coco e o forró pé-de-serra.
O Baião é um gênero de música e de dança que teve origem na Região Nordeste. ... Tem como principal nome o cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, considerado uma das grandes figuras da música popular brasileira. Nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 na cidade de Exu, no estado do Pernambuco.
Xote é um rítmo musical dançante executado por diversos cantores e conjuntos de forró. É um rítmo dançante muito tocado nas festas juninas em diversos estados do Nordeste brasileiro. O xote gaúcho é uma variação do rítmo, tocado no extremo sul do Brasil. ... O xote tornou-se uma dança típica do Nordeste do Brasil.
A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.
O forró é dançado ao som de vários gêneros musicais brasileiros tipicamente nordestinos, além do gênero musical forró, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o arrasta-pé, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco, e algumas vezes, o maracatu.
Segundo historiadores, o termo forró chegou ao Brasil junto com os escravos africanos, que naquela época eram enviados para o Rio de Janeiro e para o sertão nordestino. ... Isso porque no ano de 1949 o cantor e compositor Luiz Gonzaga gravou a música “Forró de Mané Vito”, que caiu no gosto do povo.
É uma dança típica nordestina, sua origem foi ligada diretamente ao Cangaço, especificamente a Lampião e seus companheiros por volta de 1920. ... O Xaxado representa uma das únicas heranças culturais deixadas pelo Cangaço, movimento tipicamente Nordestino.
Logo que apareceu, o forró era uma criação artística autêntica do universo rural do sertanejo, e teve em Luiz Gonzaga seu principal divulgador e representante. A música era normalmente tocada com apenas três instrumentos e trazia nas letras temas saudosistas, regionais e com forte sotaque interiorano.
Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor. ...
O baião utiliza muito os seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e acordeão (também chamado de sanfona). ... A temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.