Conta-se uma lenda (itan) que existia nas terras de Irá, uma linda moça chamada Onira (Senhora de Irá), ela sempre comandava seu povo com sabedoria. Mas, ela tinha um grande problema: adorava lutar e se sentia bem em matar seus inimigos.
Características do Orixá: Oyá Oníra é das denominações de Yánsàn. Para os yorubás, Oníra é representada pela Àfòpinà dàra mimo (Linda borboleta sagrada), pois segundo um Ìtàn (mito) yorùbá , Oyá Oníra transformou-se em uma linda borboleta com ajuda de Exu, para encantar seu marido Xangô.
Oiá/Iansã é a primeira orixá de temperamento mais agressivo, sendo que a segunda é Obá e a terceira é Oxum. O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer.
Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.
Eles não comem abóbora por gratidão, por acreditar na lenda que Iansã, ao ser perseguida, se salvou ao se esconder em uma plantação de abóbora.
As principais quizilas que os filhos de Omulú devem evitar são siri, caranguejo, moluscos do mar, abacaxi, carne de porco e pipoca. Lembramos que as reações de cada um dos filhos de Omulú, ao ter contato com as quizilas podem ser variadas.
Iansã:Abacaxi, manga rosa, romã, pitanga, maçã vermelha, cereja, mamão, melão, moranga, pêssego, pitanga, caju, melancia, banana ouro, banana nanica, cenoura com mel, jambo, tangerina, laranja Bahia (laranja de umbigo), limão, uva rosa, cereja, grãos.
Frutas e Flores dos Orixás na Umbanda
Obaluaiê: todas da natureza, por ser ele um dos orixás da terra, mas da preferencia para banana de qualquer espécie, manga, mamão, caju, sapoti, jaca, jabuticaba, graviola, avelã, ameixa.
Oxalá – Uva verde, pêra, maçã, damasco, melão, figo. polpa de côco, pêssego branco, nozes, castanhas e amêndoas. Iemanjá – Melância, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, uvas brancas, uva Juliana, pêra. Iansã – Maçã vermelha, tangerina, laranja-bahia, uva rosa, pitanga, cereja.
Como em outras culturas, elas também são sinónimo de prosperidade. Os ciganos afirmam, convictos, que o costume de comer doze uvas no reveillon – uma para cada mês – é uma tradição originada entre eles, assim como o hábito de ter frutas secas na mesa de Natal.
Segundo umbandistas, os Orixás Oxalá e Oxum irão reger o ano de 2021. Para os umbandistas e adeptos ao candomblé, 2021 será um ano regido pelo Orixá Oxalá, que segundo a crendice é o mais velho de todos, o que representa a criação não só do universo como também de todas as coisas, todas as criaturas; é o pai de todos.