Já os líderes da revolta, Manuel Beckman e Jorge de Sampaio, serão presos, julgados e condenados à morte pela forca, enquanto os outros envolvidos são condenados à prisão perpétua.
No lugar onde Beckman foi enforcado, há atualmente um obelisco*. Lázaro de Melo, o traidor, cheio de remorsos, acabou se matando. Os jesuítas protegiam os indígenas, proibindo que eles trabalhassem como escravos.
Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. Foi o levante de maior relevância da então província da Bahia. ... Apenas negros africanos tomaram parte na revolta, que contou com cerca de 600 homens.
Em 12 de agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos.
A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.
Revolta dos Malês é conhecida por ter sido a maior revolta de escravos da história brasileira, mobilizando 600 africanos escravizados que lutaram pela sua liberdade. ... As revoltas de escravos também foram uma das formas de resistência extremamente comuns e aconteceram em todo o país.