Na tradição gnóstica, Sophia é uma figura feminina, análoga à alma humana e simultaneamente um dos aspectos femininos de Deus. Os gnósticos afirmam que ela é a sizígia de Jesus (veja a Noiva de Cristo) e o Espírito Santo da Trindade.
Sofia vem do grego sophia e quer dizer sabedoria, sapiência.
substantivo feminino [Poética] O mesmo que ciência e sabedoria. Etimologia (origem da palavra sofia). Do grego sophía.
Philo quer dizer “amizade, amor fraterno”, sophia quer dizer “sabedoria”.
A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.
Termo de origem grega, sophia é um termo fundamental na linguagem filosófica. Designa uma forma superior de conhecimento caracterizado por supremo ser vital, influindo na vida de quem a possui, ser supremo, o conhecimento do absoluto, de Deus - ser ordenador, colocando ordem em todo o saber e atividade.
A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.
Segundo a bíblia o sábio é aquele que conhece e teme a Deus. Não adiantaria nada termos todo conhecimento do mundo e perdermos a salvação de nossas almas por não caminhar com aquele que criou todas as coisas.
O que é Sabedoria: Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.
A sabedoria tem origem imaterial e não está ligada a parte cerebral, mental, física porque é uma capacidade ligada à consciência da alma e da parte espiritual conectada com o aprendizado do espírito e sua relação com o universo.
Sábio: Indivíduo equilibrado que age de acordo com a razão, ciência e experiência de vida. Inteligente: Indivíduo com grande capacidade para aprender coisas novas, não tem necessariamente a experiência de vida e sensatez do sábio.
Portanto, o conhecimento é informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência (Mini Aurélio - Dicionário da Língua Portuguesa, 2001). Já a inteligência é a capacidade de criar produtos significativo em uma ou várias áreas do conhecimento (Howard Gardner, 1985).
Para se obter sabedoria é algo bem mais complexo, mais demorado e também mais custoso em termos pessoais. Ser sábio é se permitir aprender com a vida. É aceitá-la com todas as dificuldades que a vida sempre traz, mas mesmo assim sempre procurar tirar um bom proveito que enriqueça o modo como vivemos.
6 maneiras de se tornar mais sábio
Conforme o portal “somos todos um” o conceito de “SABEDORIA, consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada, profícua e útil. Somos o resultado das nossas escolhas e elas estão baseadas no nível de conhecimento a respeito de determinado assunto.
O conhecimento deve ser encarado da seguinte forma: Você sabe um pouco e todas as outras pessoas no mundo sabem o resto. ... Portanto, mais importante do que tentar transmitir uma imagem de sabedoria é saber onde conseguir o conhecimento que lhe falta.
O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. ... Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.
A função do conhecimento na atualidade é além de gerar ensino, formar o aluno enquanto cidadão que pertence a sociedade. Essa atitude faz com que a escola atual além de geradora, seja transmissora de valores. Cabendo aos profissionais da educação disponibilizar as ferramentas educacionais e ensinar os alunos a usarem.
O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.
Conhecimento filosófico A busca pela verdade é o principal marco desse tipo de conhecimento.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe. ... A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
A pergunta parte do questionamento, sendo essa a base da filosofia, sem a dúvida não existe a busca pela razão das ideias. Assim, a filosofia é útil nas nossas vidas a partir da construção de ideias que partem do questionamento, trazendo um caráter mais coerente no ato de pensar.
Resposta. A importância de perguntar é a realidade para o saber, perguntar é necessário faz parte da vida e através do diálogo é ensinado o saber de cada um.