William Graham Summer
Qual a diferença entre etnocentrismo e relativismo cultural? Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.
Trata-se do Etnocentrismo. Em termos simples, o Etnocentrismo é um termo utilizado para caracterizar uma cultura que se mostra mais importantes do que as outras. Nesta lógica, o indivíduo acredita que os seus hábitos, costumes e valores são mais importantes do que as outras culturas existentes.
Resposta. a) Pontos POSITIVOS: funciona como agente de preservação do próprio grupo. ... b) Pontos NEGATIVOS: tem a visão de que um determinado grupo étnico é de alguma forma superior aos outros.
O etnocentrismo ocorre por que nossa compreensão do que seria a existência, dificultando nossa capacidade de perceber a diferença como algo "normal". ... Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade de existência.
Resposta. Aspecto positivo do etnocentrismo: funciona como agente de preservação do próprio grupo. Seus integrantes passam a considerar o seu modo de vida como sendo o melhor, o mais saudável, o que favorece o bem - estar individual. “Ele tanto pode ajudar a construir como a destruir”.