Marcel Duchamp
francês
Musée Rodin
O Pensador: escultura de Auguste Rodin.
As esculturas de Rodin eram de um vigor escultórico que pareciam emergir da base em bronze, marcando em seus trabalhos um jogo de luz e sombra. O artista tinha a tendência de ausentar suas peças de pormenores. Além disso, Rodin frequentemente inspirava-se na mitologia e na literatura para dar forma a matéria.
Rodin desprezava o aspecto externo de acabamento. Preferia deixar algo para a imaginação do espectador. Por vezes, deixava até parte da pedra em estado bruto, para dar a impressão de que sua figura estava emergindo e ganhando forma naquele preciso momento, como na escultura “A mão de Deus” .
Características da Arte Realista
Vai ser possível conhecer mais de perto o cotidiano de Rodin em seu ateliê e seu método de trabalho – Rodin desenhava suas peças, esculpia em formato menor, fazia os moldes em gesso e depois seus assistentes se incumbiam de ampliá-las em outros materiais.
François-Auguste-René Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840 — Meudon, 17 de novembro de 1917), mais conhecido como Auguste Rodin ( /oʊˈɡuːst roʊˈdæn/), foi um escultor francês. Apesar de ser geralmente considerado o progenitor da escultura moderna, não se propôs a rebelar contra o passado.
O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. ... O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente dos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema.
A partir do início do século XX, a escultura passou a ajustar-se às propostas das vanguardas artísticas que emergiram na Europa, como o cubismo, o dadaísmo, o abstracionismo e o construtivismo.
Considerado o maior escultor renascentista italiano, Michelangelo praticou também a pintura e a arquitetura. ... Outro artista renascentista que ficou bastante conhecido na história foi Rafael Sanzio.
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.
Itália
IDADE MÉDIA. Na Idade Média o homem acreditava que a terra era o centro do universo e para eles Deus era o centro das preocupações; já o homem ficava de fora.