Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia 6 de maio de 1856.
Nós, Psicanalistas, ajudamos a atravessar as resistências com intuito de confrontar você em seu sofrimento, mas de forma satisfatória para que possa elaborar esses conteúdos e suas causas, que, por serem inconscientes geram dificuldades em serem compreendidas sem ajuda profissional.
Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise e da abordagem psicodinâmica da psicologia. Essa escola de pensamento enfatizava a influência da mente inconsciente no comportamento. Freud acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego.
23 de setembro de 1939
83 anos (1856–1939)
Freud hipnotizava pela fixação do olhar, e se o paciente não respondesse a este método após cerca de um minuto, ele acrescentava sugestões de relaxamento, sono e repouso. Esta é basicamente a técnica de Braid, o fundador da hipnose moderna [3].
O artigo localiza a hipnose no mesmo domínio da experiência humana que Freud havia localizado. Como o estado hipnótico é, de fato, bastante caracterizado como uma regressão topográfica: uma mudança na interação entre emoção, cognição e a experiência do eu, relacionamento e soma.
Freud desenvolveu a técnica da associaçao livre gradualmente a partir da hipnose e do método catártico. O conhecimento desses métodos anteriores à associaçao livre torna possível uma maior compreensao a respeito do desenvolvimento da regra fundamental.
O USO DA HIPNOSE COM FINALIDADE SUGESTIVA Paralisias, cegueiras, estados de ausência de consciência, tiques nervosos, alucinações, entre outros sintomas, caracterizavam as crises de histeria. Pela experiência com hipnose6, Charcot concluiu que existia um caráter fisiológico presente na manifestação histérica.
Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. ... A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.
Mesmo tendo sido proposta a sugestão por parte de Bernheim como um fenômeno universal, no entendimento de Freud a hipnose corria o risco de não sair do campo da enganação, tal como era predicada de forma geral no ambiente germânico14.
Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.
A histeria vem sendo objeto de estudo desde os primórdios da medicina, na Grécia Antiga com Hipócrates. O diagnóstico para a pessoa histérica era conhecido como neurose histérica ou histeria de conversão. Hoje o diagnóstico é nomeado como transtorno dissociativo ou conversivo.
Essas patologias foram classificadas em dois tipos: histeria e hipocondria. A histeria foi explicada como um acontecimento desencadeado por emoções violentas (quadro agudo) e mais comum na população feminina.
Perturbação mental na qual pode surgir um estreitamento do campo da consciência ou alterações motoras ou sensoriais. O sujeito raramente tem consciência de tais alterações. Elas parecem ter um valor simbólico, muitas vezes explicitado num ganho secundário.
Freud observa que a diferença entre tais neuroses consiste em que, na neurose obsessiva, assim como na fobia, a fonte de excitação permanece necessariamente no domínio psíquico, enquanto na histeria ela é "transportada para o corporal", por um processo de conversão.
Há diversos tipos de neurose que podem afetar uma pessoa....Características da neurose
Segundo a CID-9, sob neurose entendem-se os seguintes grupos de transtornos mentais:
Os transtornos de sintomas somáticos (TSS), anteriormente conhecidos como somatoformes, são caracterizados por um ou mais sintomas somáticos acompanhados por pensamentos excessivos, sentimentos e atitudes em relação aos sintomas somáticos, com procura significativa de atenção médica, em particular em departamentos de ...
Psicose é um transtorno mental que faz com que as pessoas percebam ou interpretem as coisas de maneira diferente das pessoas que as rodeiam. Isso pode envolver alucinações ou delírios. A palavra psicose é usada para descrever condições que afetam a mente, onde houve alguma perda de contato com a realidade.
O estresse emocional nada mais é do que a resposta que o nosso próprio organismo dá em situações de conflito, de tensão, de medo, entre outras, e que afeta não só o corpo físico, mas, principalmente, a saúde mental.
Se não devidamente combatido, os efeitos do estresse no corpo podem evoluir para doenças graves, como pressão alta, doenças cardiovasculares e obesidade, e transtornos mentais, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, ao longo dos anos.
Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo
O estresse causa a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor, como o cortisol e o adrenocorticotrópico.Com isso ocorre a redução da circulação sanguínea, fazendo com que menos oxigênio e nutrientes cheguem aos tecidos. O resultado é a sensação de fadiga, acompanhada da dor.
Quais são os principais sintomas de estresse?
Veja a seguir as 7 principais doenças causadas pelo estresse:
Como se manifesta no corpo? Coceira pelo corpo e vermelhidão na pele são sinais comuns da alergia emocional, embora não haja um padrão para todos os casos. "Na pele, geralmente ela se apresenta com coceira e vermelhidão, mas pode também se manifestar com suor excessivo e insônia", explica.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Entre os fatores emocionais que podem interferir na irregularidade menstrual, estão o estresse e a ansiedade, fazendo com que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.