Geraldo Vandré
Geraldo Vandré
João Pessoa, Paraíba, Brasil
O que são músicas de protesto. Quem foram os principais compositores de músicas dessa natureza (Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, etc.).
Em 1964, no Brasil, a repressão e a censura instauradas pelo regime militar deram origem a movimentos musicais que viam na música uma forma de criticar o governo e de chamar a população para lutar contra a ditadura. ... Foram diversas as canções que falavam da maneira insana que o regime controlava e tratava a população.
Bom durante o golpe militar vários artistas foram censurados e impedidos de cantar suas músicas, assim eles saíram do Brasil, para não serem perseguidos ou mortos eles buscavam exílio em outros países, artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque foram os artistas mais perseguidos durante o golpe e ...
Resposta. Resposta: uma forma de expressar sentimentos, desejos, frustrações, conceito que não está muito longe da realidade, pois durante muito tempo a música foi utilizada como forma de “abrir os olhos da humanidade” para as questões que afligiam o mundo, como a guerra, a discriminação, a opressão, etc.
A intervenção musical, também denominada de música de intervenção ou música de protesto, consiste em uma categoria de canções de música popular que são constituídas visando chamar atenção do ouvinte para um problema determinado de algum país, esse problema pode se social, político ou econômico.
As canções de protesto contra a ditadura militar eram canções de combate social e, ao mesmo tempo, de forte apelo emotivo-romântico. Suas letras criticavam a situação miserável e a exploração sofrida pelos excluídos do campo e da cidade: sertanejos, pescadores, vaqueiros, operários e favelados.
Resposta: 1- sobre as favelas que passam por necessidades. 2- não, falamos em cultura, igualdade, respeito, entre outras coisas. E fazemos totalmente ao contrário. 3- mostrou a realidade, os ricos tem mais privilégios, e as favelas passando por dificuldades.