Dentro deste grupo de trabalhadores livres estavam os degredados portugueses, escravos forros, os mestiços, pardos e brancos, é um grupo bastante variado onde a posição social e o serviço são variáveis, um trabalhador livre pode ser médico e outro um simples cavador de valas, boa parte desses homens livres não viviam ...
Os "trabalhadores" na idade média eram os camponeses. Na condição de servos, esta classe de camponeses devia realizar todo o trabalho agrícola responsável pelo sustento de todas as ordens feudais.
A função principal de um purgador é um dispositivo que retira o condensado de um sistema de vapor. ... Existe uma grande variedade de mecanismo empregados por purgadores de vapor, mas todos eles servem para manter o vapor mp loop do vapor enquanto é retirado o condensado e os direcionam para o loop de condensado.
O Engenho Colonial. O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
A principal função dessas colônias era fornecer matérias-primas e riquezas minerais para as nações colonizadoras - ou seja, para as metrópoles. Ao mesmo tempo, serviam de mercado consumidor para seus produtos manufaturados.
Resposta. Fora o açúcar os que mais se destacavam era o gado, algodão, pau-brasil, tabaco, café, mandiocam, ouro, fumo e drogas do sertão (canela, guaraná, etc...)
História do Brasil. O início da efetiva ocupação territorial da colônia, a partir de 1530, fez com que Portugal estabelecesse sua primeira empresa colonial em terras brasileiras. ... Para extrair lucro máximo na atividade açucareira, Portugal favoreceu a criação de plantations destinadas ao cultivo de açúcar.
e) o comércio de especiarias. A solução encontrada por Portugal foi implantar a produção açucareira no Brasil baseada nos moldes que havia implantado nas ilhas atlânticas (Madeira e Cabo Verde). A escolha pelo açúcar também se deve ao fato de ser uma mercadoria muito valorizada na Europa.
Resposta. No século XVI o açúcar era muito valorizado na Europa, e as vendas do produto geravam lucros altos. Os portugueses já tinham experiência com plantações de cana em outros lugares, e percebendo q o clima do nordeste brasileiro era ideal para o plantio da cana-de-açúcar, eles iniciaram o cultivo.
Resposta. Porque na Europa não podia ser cultivado esse tipo de especiaria (cana-de-açúcar), por não ter o clima tropical. Ele era tão valioso que era considerado um produto luxuoso, ou seja, era muito caro e nem todo mundo poderia comprar, tanto que recebeu o nome de ouro branco.