Essa camada popular era utilizada pela elite como ferramenta de luta nas brigas pelo poder. A Balaiada surgiu através do acirramento desses embates. ... Os Bem-te-vis, liberais, eram perseguidos politicamente pelos Cabanos, conservadores, que estavam no poder e tinham o apoio do governo central.
*Consequencia do movimento da Balaiada: - O Vaqueiro Raimundo teve a expulsão do Maranhão decretada, e faleceu em uma embarcação a caminho de São Paulo, para onde estava sendo deportado. - Cosme Bento, líder dos escravos, foi preso e teve sua condenação a forca decretada, no ano de 1842.
A Balaiada foi uma rebelião da massa maranhense desprotegida, composta por escravos, camponeses e vaqueiros, que não tinham a menor possibilidade de melhorar sua condição de vida miserável.
A Cabanagem deixou uma carnificina de mais de trinta mil mortos quase 30 a 40% de uma população da província. Dizimou populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas, bem como membros da elite local. Também desorganizou o tráfico de escravos e os quilombos se multiplicaram na região.
Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.
Joaquim Marques Lisboa
Quem era os Cabanos ?? Contou com a adesão da população pobre da província: indígenas, mestiços e negros da região, que viviam em cabanas (daí serem chamados de cabanos), à beira dos rios, em condições miseráveis.
Os cabanos sustentavam-se com a prática da pesca e com o plantio do cacau, castanha, baunilha, entre outros produtos. Práticas essas que eram, no máximo, suficientes apenas para sua própria subsistência. A situação de extrema pobreza gerou imenso descontentamento na população.
A Sabinada foi uma revolta provincial que ocorreu em Salvador, entre novembro de 1837 e março de 1838.