Pátroclo, um amigo, veste a armadura de Aquiles para dar novo ânimo aos gregos, mas é derrotado pelo príncipe Heitor de Tróia. Enfurecido, Aquiles retorna à luta, mata Heitor e arrasta seu corpo pela cidade.
Seu grande amigo Pátroclo foi em seu lugar. Aquiles cedeu-lhe a armadura que usava, porém, Pátroclo foi morto por Heitor, filho de Príamo, o rei de Troia.
Como havia sido previsto por Heitor, em seu último suspiro, Aquiles foi morto posteriormente por Páris, com uma flecha envenenada (no calcanhar, de acordo com a versão de Estácio). Em certas versões do mito, o próprio deus Apolo teria guiado a seta de Páris.
O funeral de Pátroclo (canto XXIII) (...) Fizeram uma fogueira de cem pés de cada lado e, com o coração cheio de dor, colocaram o cadáver em sua parte mais alta. Muitos gordos carneiros e bois de chifres retorcidos e andar trôpego foram sacrificados e colocados diante da pira.
Na guerra de Troia Quando Aquiles se recusou a lutar devido à sua disputa com Agamemnon, Pátroclo, envergando a armadura de Aquiles, depois de aconselhado por Nestor e com o consentimento de Aquiles, é atacado por Apolo, ferido de morte por Euforbo, finalmente, golpeado por Heitor.
Resposta. após levar o cadáver ao acampamento grego, ele devolve o cadáver p o pai de Heitor para que ele fosse cremado de acordo as tradições troianas.
A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano Heitor. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.
Como uma expressão significando "área de fraqueza, ponto vulnerável", o uso de "calcanhar de aquiles" é recente, datando apenas de 1840, com um uso implícito na citação de Samuel Taylor Coleridge: "Ireland, that vulnerable heel of the British Achilles!" de 1810 (Oxford English Dictionary).
Tétis
Tétis
Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.
Muitas vezes é devido à tensão no tendão de Aquiles ou músculos da panturrilha (o músculo sóleo e/ou o músculo gastrocnêmio). Em alguns pacientes, esta contratura - ou encurtamento - é congênita (presente no nascimento), e às vezes é uma característica hereditária.
O principal sintoma é a dor, que normalmente é descrita como aguda, ou seja, ocorre súbita e intensamente. No geral, essa dor piora à noite. A ruptura também pode ser acompanhada de um estalido audível no ombro. Como os tendões são responsáveis por transmitir a movimentação dos músculos aos ossos, o ombro perde força.
Em geral, o tendão rompido, se trata do tendão do manguito rotador. A rotura total do manguito rotador se trata com cirurgia, salvo quando não há condições clínicas para cirurgia.
O enfraquecimento do tendão é causado pelo envelhecimento e pelo desgaste mecânico. Com o tempo, pode ocorrer uma ruptura dos tendões. As rupturas do manguito rotador podem causar dor e comprometer o funcionamento do braço, mas também podem ser assintomáticas.