O formato moderno do atletismo foi iniciado em 1896 com os Jogos Olímpicos de Atenas. Passou então a ser celebrado em outros países com competições ocorrendo de quatro em quatro anos. Em 1912, aconteceu um novo marco na história do desporto, pois a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) foi fundada.
O Atletismo no Brasil Em 1914, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF. Em 1924, o País participou pela primeira vez do torneio olímpico, ao mandar uma equipe aos Jogos de Paris, na França. No ano seguinte, em 1925, foi instituído o Campeonato Brasileiro.
A regra diz que os atletas devem correr sem tirar totalmente os pés do chão. Há árbitros ao longo do percurso que verificam o cumprimento das regras e advertem os atletas, os quais podem ser eliminados após três advertências.
Paracanoagem é uma modalidade criada recentemente, voltada para atletas com deficiência física. É regida pela Federação Internacional de Canoagem (FIC). Fez a estreia nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, realizados no Rio de Janeiro, Brasil, onde as provas individuais de caiaque foram disputadas.
Estados Unidos
O tênis em cadeira de rodas é um paradesporto que exige tempo de reação apurado, desenvolvendo valências, como agilidade, técnica força e resistência muscular. Sua similaridade com o tênis convencional é tanta que a única regra que notoriamente os diferencia é a quantidade dos quiques da bola.
A maior diferença da regra adotada neste esporte é a que a bola pode quicar duas vezes antes de ser rebatida, podendo o segundo quique ocorrer fora das linhas da quadra. A mesma regra é válida para os saques, que podem ser realizados por outra pessoa se a deficiência do jogador impeça a realização deste.
Adaptações. Os jogadores cadeirantes podem alterar um pouco as suas cadeiras de rodas de forma a se sentirem mais confortáveis quando jogam, não havendo grandes regulamentações para isso.
Resposta: As regras são iguais às do tênis de mesa convencional, com exceção do saque para as categorias dos cadeirantes (classes 1 a 5). Neste caso, o sacador deve fazer com que a bola ultrapasse a linha de fundo da mesa, não podendo sair pelas laterais.
O Leandro nos contou ainda os principais benefícios do tênis de mesa, que estão listados abaixo:
O objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em relação ao adversário, ganhando sets ímpares. Assim, para atingir esse objetivo, os mesatenistas (nomenclatura que designa os/as jogadores/as) fazem uso de dois fundamentos principais: o saque e a recepção.
A bola deve ser jogada para cima pela sua mão livre, verticalmente, na altura mínima de 16 cm e depois deve ser golpeada com a raquete de modo que ela bata primeiro no seu lado da mesa uma vez, passe por cima da rede e bata na mesa do lado do seu adversário.