Os pulmões e rins também estão envolvidos na regulação do pH do sangue. Os pulmões diminuem a acidez do sangue através da eliminação do gás carbônico (CO2) e os rins excretam ácidos na urina e regulam a concentração de bicarbonato (uma base no sangue).
Os rins controlam o pH ajustando a quantidade de HCO3− que é excretada ou reabsorvida. A reabsorção de HCO3− é equivalente a excretar H+ livre. As alterações na manipulação ácido-base renal ocorrem horas a dias após as alterações do estado ácido-base. Todo o HCO3− no soro é filtrado à medida que atravessa o glomérulo.
Olá! O sistema respiratório compreende as vias respiratórias e os pulmões que são responsáveis pela absorção de ar e eliminação de gás carbônico do organismo. O sistema respiratório pode controlar o pH do sangue, através do bulbo (componente do sistema).
O pH do sangue pode sofrer uma pequena diminuição, ficando um pouco mais ácido, o que pode acontecer devido a situações como diabetes descontrolada, em caso de desnutrição, havendo consumo das próprias proteínas do corpo; bronquite crônica, uso exagerado de ácido acetilsalicílico, e dificuldade respiratória extrema.
Alimentação é capaz de corrigir o pH do sangue Já alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.
Como reduzir a acidez estomacal
Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego. Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.
Sintomas de Hipocloridria
Evite dormir sobre o lado direito do corpo2 As pessoas frequentemente perguntam sobre qual lado é melhor dormir para reduzir a azia. A resposta é o lado esquerdo! A entrada do estômago fica do lado direito. Assim, se você dormir sobre esse lado, haverá maior chance de ácido subir pelo seu esôfago.
Os alimentos mais indicados para quem sofre de azia, são principalmente os de origem natural e de fácil digestão, como frutas não cítricas, verduras e legumes em geral. Desta forma o estômago não precisa produzir mais suco gástrico para dissolvê-los, evitando a azia.
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.
O principal sintoma de azia é a sensação de queimação que inicia no final do osso esterno, que está entre as costelas, e que vai até a garganta. Essa queimação é causada pelo retorno do suco gástrico para o esôfago, que por ser ácido acaba lesionando as células do esôfago e causando dor.
A azia é caracterizada pela sensação de queimação, dor (que pode ser leve ou muito forte) na garganta e nas regiões superior e média do peito, além de um gosto ácido na boca. Normalmente, é sintoma de refluxo gastroesofágico (DRGE), uma doença do esôfago.
Acidez estomacal (azia) – A acidez tende a aumentar, porque a válvula do estômago se relaxa durante a gravidez, deixando o ácido próprio do estômago voltar e subir, dando a sensação de queimação constante. Evitar alimentos pesados, principalmente frituras e refrigerantes, pode ajudar a minimizar os sintomas.
Dentre os diversos sintomas muito comuns durante a gravidez, os enjoos e a azia ou queimação no estômago como também é conhecida são os principais. Como mito, ela é relacionada por muitas pessoas a quantidade de cabelos do bebê, mas na verdade ela ocorre pela lentidão do sistema digestivo durante a fase gestacional.
Porém, o mais comum, são os primeiros sintomas de gravidez surgirem apenas entre a 5ª e 6ª semana da gestação. Segundo o Dr. Márcio, “Neste período, muitas mulheres apresentam a sensação de mamas aumentadas, doloridas e até as temidas náuseas, alterações hormonais típicas do período”, esclarece.