O Mulato
Resposta. A principal característica do naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiência. Descrições minuciosas e linguagem simples. Preferência por temas como miséria, adultérios, crimes, problemas sociais, taras sexuais, etc.
O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, sendo uma espécie de relato dos acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade. Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum.
Naturalismo
Naturalismo no Brasil Esse movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas.
O Simbolismo no Brasil surgiu como influência para o teatro e as artes plásticas, além da literatura. Seu marco no país foi em 1893, quando o poeta Cruz e Souza publicou as obras “Missal” e “Broquéis”. ... Para os adeptos desse movimento a arte deveria focar nas verdades absolutas.
A principal característica do Fauvismo é a utilização de cores puras, sem misturas, e que delimitam, dão volume, relevo e perspectivas às telas. Quanto a temática do fauvismo, era basicamente coisas simplistas, sem nenhum intenção de gerar uma crítica. Era basicamente uma forma de expressar emoções, como alegria e paz.
A tendência foi considerada movimento artístico apenas em 1905. ... O termo surgiu de uma expressão pejorativa, utilizada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles ao ver uma obra de Henry Matisse, em 1905, no Salão de Outono, em Paris. A expressão utilizada pelo crítico, “Les Fauves”, significa “os selvagens”.