Você já deve ter ouvido falar do TCP/IP. ... O TCP significa Transmission Control Protocol (protocolo de controle de transmissão, em português). Ele tem como objetivo garantir que os dados sejam integralmente transmitidos, na sequência de envio, para os hosts de destino corretos.
Protocolos para internet - TCP/IP
TCP/IP é um acrônimo para o termo Transmission Control Protocol/Internet Protocol Suite, dois dos mais importantes protocolos que conformam a pilha de protocolos usados na Internet.
Pilha de protocolos Na realidade, o TCP/IP é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e interface. Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.
Conforme já mencionado, o modelo de arquitetura TCP/IP possui suas funções divididas em camada da mesma forma que o OSI. A diferença principal nestas estruturas é o número de camadas encontradas em cada modelo: no OSI encontramos 7 camadas, enquanto no TCP/IP somente 4: Aplicação, Transporte, Rede e Interface de rede.
Conheça a seguir as principais camadas e seus tipos de protocolos principais:
Camada de transporte
As principais funções da camada de transporte são:
A camada de transporte pode oferecer um serviço confiável de entrega de dados das aplicações utilizando um serviço não confiável prestado pela camada de rede. A camada de transporte possui protocolos que oferecem serviços orientados à conexão e não orientados à conexão.
Ou seja, a camada de transporte cria os segmentos, dados dos processos, e a camada de rede fica responsável por blocos maiores, os datagramas, que podem conter diversos segmentos, dos mais diferentes tipos de aplicações.
cada segmento para identificá-lo. camada de transporte ao socket correto é denominada demultiplexação. provenientes de diferentes sockets, encapsular cada parte de dados com informações de cabeçalho para criar segmentos, e passar esses segmentos para a camada de rede é denominada multiplexação.
Embora seja comum o uso do termo "Pacote" para todas as informações trocadas numa rede, este termo só deve ser aplicado para as PDUs de camada 3 (Rede). Em algumas camadas do modelo OSI são dados nomes específicos para as PDUs: ... Camada de transporte: "SEGMENTO" ou "DATAGRAMA" .
Professional Development Units (PDUs) são as unidades de medida usadas para quantificar as atividades de aprendizado necessárias para renovar a certificação do PMI. Em português são chamadas de Unidades de Desenvolvimento Profissional. Cada hora de atividade equivale a 1 PDU.
segmento bit Refer to curriculum topic: 3.
O PDU recebe nomes diferentes a depender da camada do Modelo OSI e a camada física (ou camada 1) é o formato usado quando os bits são recebidos dos meios físicos de rede pela placa de rede de um host. A camada física define especificações elétricas e físicas dos dispositivos.
Encapsulamento de Dados O formato uma parte de dados assume em qualquer camada é chamada de unidade de dados de protocolo (PDU). Durante o encapsulamento, cada camada sucessora encapsula a PDU que recebe da camada acima, de acordo com o protocolo que está sendo usado.
Uma PDU é um bloco específico de informações transferidas por um rede. É frequentemente usado em referência ao Modelo OSI, pois descreve os diferentes tipos de dados que são transferidos de cada camada.
Encapsulamento - A camada de rede recebe uma unidade de dados de protocolo (PDU) de camada de transporte. Em um processo chamado encapsulamento, a camada de rede adiciona as informações do cabeçalho IP, como os endereços IP dos hosts origem (envio) e destino (recepção).
A camada física do modelo OSI, também chamada de layer 1 ou physical layer, trata da transmissão transparente de sequências de bits pelo meio físico, sendo a parte final da comunicação, ou seja, onde a transmissão pelo meio de comunicação realmente acontece.
Camada 1 - Física A primeira camada do modelo OSI é a camada física. Voltando para o exemplo dos correios, a camada física seriam as estradas, ou seja, o caminho que os pacotes percorrem para chegar ao destino. Nesta camada são especificados os dispositivos, como hubs e os meios de transmissão, como os cabos de rede.
Ao receber um quadro, o switch aprende o MAC pelo campo de endereço de origem do quadro ethernet e encaminha com base no endereço de destino.
Elementos da Comunicação
O roteadores usam os protocolos de roteamento para construir as tabelas de roteamento. Quando recebem um pacote e têm que fazer uma decisão de encaminhamento, os roteadores procuram na tabela de roteamento usando o endreço IP do destino no pacote, obtendo desse modo a identidade da máquina pertecente ao próximo "hop".
camada 2 de enlace
camada 3
O switch layer 3 trabalha na camada 3 do modelo OSI, que é a camada de rede. É na camada de rede aonde fica o protocolo TCP/IP tanto na versão 4 como na versão 6. Isso quer dizer que esse tipo de switch consegue trabalhar com endereços lógicos, ou seja, os endereços IPs da rede.
Um switch L2 gerenciável permite a criação de VLANs, mas não faz a interconexão entre elas. ... Um switch L3, por outro lado, é um switch igual a um switch L2 (tem portas, cria VLANs, gerenciável, etc) mas ele tem uma funcionalidade que os switches L2 não tem: permite interconectar as VLANs.
Os switches gerenciáveis permitem a criação de grupos específicos na rede, através de VLAN. ... Outro ponto é a criação de redes para visitantes em um ambiente que não tenha acesso a rede corporativa. Podemos também priorizar o tipo de pacote para ter melhor desempenho em áudio e vídeo.
Switches são aparelhos que têm como função repassar informações de um computador para outro - ou seja, criam conexão entre computadores de uma rede. ...