Confira abaixo as regras de formação do going to: Afirmativa (Affirmative Form): sujeito + verbo to be + going to + infinitivo do verbo principal sem “to”. Negativa (Negative Form): sujeito + verbo to be + not + going to + infinitivo do verbo principal sem “to”.
O don't - que é a forma negativa do verbo auxiliar do- é usado em sentenças que diz respeito à rotina, (ele seria o nosso presente no português). ... Já o won't- que é a forma negativa do will- é usado em sentenças negativas no futuro, como: I won't go to school tomorrow. Eu não vou à escola amanhã.
3– Quanto ao uso de will, em inglês, cabe afirmar, exceto: a) Exerce função semelhante à estrutura going to. b) No futuro simples, o tipo de conjugação do verbo que ocorre após will é chamado forma base. c) É cabível o uso de will e won't em perguntas.
Ou seja, verbo auxiliar é o que auxilia (ajuda) em alguma coisa; já o verbo principal é o que carrega todo o significado da sentença (sem ele a sentença fica incompreensível). ... Para ilustrar isso, vamos usar os Perfect Tenses como cobaias.
Os 20 verbos mais usados em inglês