O DNA dos eucariotos encontra-se no núcleo celular, que ocupa 10% do volume celular. O DNA dos procariotos apresenta em forma circular, a qual a dupla hélice fecha-se por suas extremidades, o DNA circular pode apresentar diversos graus de enrolamento.
A principal característica das células procariontes é que seu material genético não está envolto a uma membrana nuclear. Ele fica espalhado pelo citoplasma, em regiões conhecidas como nucleoides, onde fica o DNA circular do tipo cromossômico.
As células procariontes (do latim pro - primeiro e cario - núcleo) podem ser definidas, grosso modo, como as células que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Isso quer dizer que seu material genético está disperso no citoplasma.
O DNA das células procariontes, localizado na região nucleoide do citoplasma, forma um cromossomo circular com menor quantidade de proteínas que o cromossomo das células eucariontes, além de não estar associado as histonas. Os cromossomos eucariontes têm forma linear e não circular.
As células eucariontes apresentam núcleo definido e estão presentes em protozoários, fungos, animais e plantas.
Apesar de exibirem a mesma estrutura molecular que os eucariontes, os seres procariontes não possuem algumas organelas, como:
Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes: ... Cianobactérias e bactérias são seres que apresentam células procarióticas, ou seja, que não possuem membrana envolvendo o material nuclear.
As células presentes nos seres vivos são classificadas em eucariontes e procariontes. A diferença entre elas é a estrutura celular. As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
Nos organismos procariontes, como as bactérias, o DNA duplica-se e o citoplasma divide-se em duas partes, ficando cada célula com uma cópia do DNA. ... A meiose sempre origina células haploides e é responsável pela produção dos gametas em animais e dos esporos nas plantas.
Os procariontes se reproduzem através de um processo de divisão celular chamado fissão binária. Como a mitose em eucariontes, este processo consiste em copiar o cromossomo e dividir a célula em duas.
Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo. Formam-se dois novos núcleos cada um com 46 cromossomos.
As bactéria se reproduzem por divisão celular ou fissão binária. Durante este processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células de novas filhas. ... Por meio da reprodução assexuada uma bactéria passa a nova combinação de genes às gerações seguintes.
A forma de reprodução assexuada das bactérias recebe o nome de divisão binária ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a duplicação do material genético e posterior divisão de uma bactéria em duas.
A divisão das células é um processo importantíssimo, relacionado com o crescimento do organismo, reparo de lesões e manutenção da estrutura do indivíduo, além de ser fundamental na reprodução e perpetuação da espécie. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose.
Mitose e meiose - Os dois processos de divisão celular
DIVISÃO CELULAR: Existem dois tipos de divisão, a mitose (equacional = cada célula-mãe produz duas células filhas geneticamente idênticas) e a meiose (reducional = cada célula-mãe produz quatro células filhas com metade do número de cromossomos).
Existem dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. A seguir estudaremos cada um deles. Processo de divisão celular no qual uma célula origina duas células-filhas, mantendo o mesmo número e qualidade dos cromossomos da célula-mãe.
Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase. Ao final da mitose, terão sido originadas duas células-filhas idênticas à célula parental.
A prófase I é quando os cromossomos homólogos são separados, já na Prófase II ocorre a separação das cromátides irmãs.
Resposta: Na metáfase da mitose os cromossomos estão alinhados no equador e, na metáfase I da meiose, eles estão emparelhados. Na metáfase da mitose, o alinhamento dos cromossomos no equador da célula é importante porque garante que as duas células formadas possuam cópias iguais às dos cromossomos da célula original.