Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.
Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem. ... A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos.
Descritores de Língua Portuguesa
10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional
Descritor é, nas palavras de Nobre e Bernardo, “um termo ou palavra-chave que a base de dados utiliza para indexar o artigo.”1 O descritor confere maior especificidade à busca reali- zada.
Digite a palavra dentro da caixa de busca e clique no botão Índice. O resultado será uma lista dos descritores que contêm a palavra Anastomose. Se preferir use a régua alfabética clicando na letra inicial do descritor que deseja consultar.
Clique em “Search PubMed” para pesquisar no PubMed. Digite sua estratégia de busca. Para visualizar o artigo clique sobre o título. Setting” e selecione a opção “Medline”, você terá acesso aos descritores e ao DOI do artigo.
Na área de pesquisa disponível na página principal da BVS digitamos palavras termos ou descritores de assunto e podemos escolher o índice a ser usado (todos ou título, autor, assunto etc.) ou a fonte de informação (todas ou uma fonte específica).
Através do Portal LILACS - http://lilacs.bvsalud.org acessamos a interface de Busca na LILACS:
Iniciar a busca Acesse o Portal da BVS http://bvsalud.org e digite uma ou mais palavras ou frases na caixa de busca e clique no botão PESQUISAR. Buscar derivações de uma palavra a partir de um radical (truncamento) Brasil$ = brasil , brasileiro, brasileira etc.
Scientific Electronic Library On-line (SciELO) é uma base de dados de referências para artigos publicados em mais de 1.
É importante consultar diversos materiais, como livros, periódicos e artigos de qualidade, para adquirir conhecimentos mais amplos e confiáveis....Confira nossa lista com 6 sites de pesquisas acadêmicas!
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece aos usuários diversas possibilidades de consulta ao acervo. As mais populares são as caixas de busca disponíveis na página inicial da biblioteca virtual, por permitirem uma investigação rápida e objetiva.
Na página inicial do Google Acadêmico, clique no menu de três linhas no canto superior esquerdo da tela e depois clique em “Pesquisa avançada”. Nesta janela você pode definir buscas com várias opções de palavras-chave, excluir opções e onde elas aparecem no artigo.
Quando você sabe em qual site está o conteúdo que deseja, mas não tem o link para acessá-lo, pode fazer isso a partir da pesquisa avançada no Google. Esse é um truque simples, mas muito eficaz. Por fim, é só dar um espaço e escrever a palavra-chave da sua busca. Por exemplo: “site:neilpatel.com/br/blog facebook”.
Como usar o Google Acadêmico
Para usar o Google Acadêmico primeiramente acesse a página scholar.google.com. Lá, você vai encontrar uma interface bastante familiar, com buscador e tudo, então é só digitar em busca de algo.
Voltado para informações acadêmicas, o Google Scholar, conhecido também como Google Acadêmico, facilita a pesquisa em uma base de dados ampla e confiável. Ele faz uso da bibliografia dos arquivos já implementados em sua plataforma, buscando em teses, artigos, dissertações entre outras produções.
Acesse o link: http://scholar.google.com.br/ 2. Clique em Meu perfil na parte superior da tela. 3. Se você já tem uma conta no Gmail, faça o login colocando e-mail e senha.
O Botão do Google Acadêmico é uma extensão para Chrome que agiliza esse processo, porque fica embutido no navegador. Para usar, é só baixar o programinha e, a partir daí, clicar no ícone azul com o chapéu de formando no canto superior direito para abrir a caixa de inserção.