Defeitos pontuais são defeitos que ocorrem somente em ou entorno de um único ponto de retículo. Eles não são se estendem no espaço de qualquer dimensão.
DEFEITOS DE LINHA Os defeitos lineares ou discordâncias têm a extensão de uma linha (uma dimensão) em torno da qual alguns átomos estão desalinhados, separando a região perfeita da região deformada do material, podendo ter origem térmica, mecânica e supersaturação de defeitos pontuais.
Contorno de grão é um defeito que causa um empacotamento atômico menos eficiente, que favorece a difusão e a nucleação de novas fases, mas que dificulta o movimento das discordâncias, e por isso quando maior ele for, maior é a resistência do material.
1) Explique como os defeitos cristalinos contribuem para a difusão? ... Deve ter sítios vazios; o átomo deve ter energia suficiente para quebrar às ligações atômicas que une os seus átomos vizinhos e então causar alguma distorção na rede cristalina durante o deslocamento; temperatura.
5-Explique como os defeitos cristalinos contribuem para a difusão Os vazios (defeito cristalino) existem em todos materiais, sendo considerado intrínseco ao material e exercem papel importante na difusão atômica e nas transformações de fases, uma vez que a maioria das propriedades dos materiais é influenciada pela ...
Se a habilidade de um metal se deformar plasticamente depende da habilidade das discordâncias para se moverem, então o aumento da resistência e da dureza destes metais ocorre através do impedimento do movimento das discordâncias.
Vazios, fraturas, inclusões e outras fases. São interrupções no arranjo atômico de uma estrutura cristalina; Normalmente, estas imperfeições são introduzidas pelo movimento de átomos ou íons quando eles ganham energia por aquecimento, durante o processamento do material, introduzindo impurezas ou dopantes.
Discordâncias são defeitos lineares, tendo como principais causas - os átomos estão desalinhados em torno de uma linha -estão associados com a cristalização e a deformação (ORIGEM, TENSÕES TÉRMICAS E MECANICAS) - presença deste defeito é relacionada com a deformação plástica (permanente) dos materiais cristalinos 3- a- ...
Como a maioria dos metais são menos resistentes ao cisalhamento que à tração e compressão e como estes últimos podem ser decompostos em componentes de cisalhamento, pode-se dizer que os metais se deformam pelo cisalhamento plástico ou pelo escorregamento de um plano cristalino em relação ao outro.
Existem dois tipos de deformação: Deformação Elástica e Deformação Plástica. Deformação Elástica - deformação transitória, ou seja, o corpo retomará suas dimensões iniciais quando a força for removida.
Limite de resistência: É o maior valor de tensão que o material eé capaz de suportar. Ruptura: Ponto limite do material, momento onde ocorre o rompimento do corpo de prova....
Rigidez: medida de resistência de um material à deformação. Dureza: medida da resistência de um material à deformação sob carga compressiva concentrada.
Na deformação elástica, o corpo deformado volta ao estado inicial, após cessada a força. Na deformação plástica o corpo não volta mais ao estado indeformado.
Um sistema de escorregamento é formado por um plano e uma direção de escorregamento. O escorregamento nos cristais ocorre preferencialmente em planos e direções compactas. Esquema geométrico para cálculo da tensão de cisalhamento projetada O escorreagmento ocorre no plano e na direção de escorregamento.