As bactérias normalmente encontradas são: Escherichia coli, Enterococcus spp., Klebisiella-Enterobacter spp., Staphylococcus saprophyticus e Pseudomonas spp.
Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.
Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio. Lag: período variável, onde ainda não há um aumento significativo da população.
As bactérias autotrófas poder ser fotossintetizantes ( realizam fotossíntese utilizando a energia luminosa) ou aquelas que utilizam a energia liberada em reações de oxi-redução, para produzir seu alimento. As bactérias heterótrofas podem se alimentar de matéria orgânica morta ou de animais e plantas.
Bactérias são sempre autótrofas, mas elas podem obter energia ou da luz ou de fontes químicas. Algumas bactérias quimiossintetizantes introduzem energia e carbono fixado em comunidades onde a fotossíntese não é possível (por exemplo, fontes no fundo do mar).
De acordo com o pesquisador e seus colegas, as bactérias geram eletricidade pela mesma razão pela qual respiramos oxigênio: para remover elétrons produzidos durante o metabolismo e apoiar a produção de energia.
Existem duas classes de nutrientes que são indispensáveis às bactérias: macronutrientes (carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e hidrogênio) e micronutrientes (ferro, zinco, manganês, cálcio, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio, magnésio, entre tantos outros).
Quando falamos em nutrição das bactérias, há dois tipos, as autótrofas que são aquelas que produzem seus próprio alimento através da fotossíntese. E há também as heterotróficas que são as que dependem de outros seres para se alimentar, como a respiração aeróbica.
As bactérias autótrofas produzem seu próprio elemento. Já as bactérias heterótrofas não produzem o próprio alimento.