Sinais Gráficos
Os nomes dos acentos gráficos da língua portuguesa são: acento agudo (´) acento grave (`) acento circunflexo (^)
A acentuação serve para auxiliar a representação escrita da linguagem. Quando ouvimos, distinguimos com facilidade uma sílaba tônica de uma sílaba átona. Quando lemos, entretanto, não é tão fácil, o que pode dificultar a leitura.
No Brasil, a acentuação gráfica tem o mesmo objetivo que tinha para os gregos: os acentos servem para indicar, quando for preciso, a prosódia (=correta colocação da sílaba tônica dentro do vocábulo).
Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. As palavras com terminação r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente palavras oxítonas, não sendo necessário o acento agudo.
São acentuados graficamente todos os paroxítonos, exceto os terminados por –a(s), -e(s), -o(s) (desde que não formem ditongos), -am, -em e ens: útil, caráter, pólen, tórax, bíceps, imã, glória, série, empório, jóquei, órfão, órgão... Paroxítonos como imã, órfã etc não terminam por –a, mas por ã.
D) Quais palavras paroxítonas apresentam acento gráfico? (vento, princípio conseguirás, suportar, violência, força, começou, calor, assim, casaco)
Palavras: Presidente, pronunciamento madrugada , Líder, ataques, pessoas, inteligência, exército, morte consequência, terrorista
Como a palavra "órfão" possui sua sílaba tônica na penúltima sílaba, isto é, "ór", classificamos como paroxítona. O acento grave não tem nada com a sílaba tônica. Sua função é outra: indicar a fusão de dois aa (crase). Com os acentos, vale a regra: um é bom, dois é demais.
Porque é uma palavra paroxítona terminada em ditongo.