Os alimentos de origem vegetal são aqueles obtidos a partir de partes vegetais como folhas, raízes, caules e frutos....Exemplos de alimentos de origem vegetal
Lista de Frutas
O tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. ... Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado. Para resumir, o tomate é cientificamente um fruto e popularmente pode ser uma hortaliça ou um legume.
As frutas são tipos de legumes que possuem um sabor doce devido à presença de frutose (açúcar), enquanto os legumes propriamente são salgados. Já as verduras são as folhas, hastes, brotos e flores comestíveis. Fruta é um nome informal que representam os frutos adocicados das plantas.
Uma abóbora, do ponto de vista de um botânico, é uma fruta porque é um produto da estrutura geradora de sementes das plantas com flores. Os legumes, por outro lado, são a porção comestível de plantas, como folhas, caules, raízes, bulbos, flores e tubérculos.
A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.
Alguns fatores podem ser responsáveis pelo murchamento e queda dos brotos. Um deles é a falta de polinizadores. Ao nascer, o fruto é acompanhado de uma flor, que deve ser polinizada. Quando isso ocorre, a flor cai, mas o fruto permanece.
Para um cultivo mais produtivo, recomenda-se que o terreno seja plano e extenso para que as abóboras cresçam sem restrições. O plantio pode ser feito de duas maneiras: depositando as sementes diretamente na terra ou cultivando mudas, depositadas em copinhos ou vasos de papel ou plástico.
Pés de abóbora precisam de muita água, mas não devem ser molhados excessivamente....Regue os pés de abóbora quando a umidade do solo estiver baixa.
Adubação em cobertura: No início da frutificação aplicar 30 a 50 g de sulfato de amônio ou nitrocálcio (ou 15 a 25 g de uréia) por cova, distribuindo o adubo entre as ramas. Semeadura: plantar 3 ou 4 sementes por cova e cobrir com 2 cm de terra. Cada grama contém 6 a 8 sementes.
Recomendação de adubação com NPK para a cultura da abóbora, no plantio e em cobertura, de acordo com Comissão de Fertilidade de Solo da Bahia (1989)¹. Recomenda-se que a adubação quimica com nitrogênio e potássio seja parcelada em tres e duas aplicações, respectivamente.
Na prática, o que fiz foi cortar a ponta do caule 2 ou 3 folhas a seguir à inserção do pé da abóbora, que se vê na primeira imagem. Este procedimento, tem o objectivo de a planta concentrar toda a sua energia na formação do fruto e não na formação de novos caules e folhas.
O solo ideal é o areno-argiloso, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 a 6,8.
de 90 a 120 dias
Faça covas rasas, com dois ou três centímetros de profundidade e de um a dois metros de espaço entre elas. Entre as linhas mantenha distância de quatro metros. Adube com esterco de curral bem curtido e, segundo análise do solo, acrescente suplementação necessária.
primavera
Por se tratar de uma planta das américas, a abóbora possui baixa resistência ao frio. Em locais com baixas temperaturas, recomenda-se que a abóbora seja cultivada entre setembro e fevereiro.
Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.
A época ideal para a plantação da batata-doce no hemisfério norte é entre o período de Abril e Junho. Se optar por produzir os seus próprios rebentos tal como indico acima, deve começar o seu cultivo em Novembro, comprando batatas-doces com uma boa superfície , lisas e sem buracos.