Movimento, tecnologia e vida urbana; Movimentos e destruição das máquinas; Religiosidade e sentimentos.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.
Os futuristas introduziram os ruídos em suas composições, postas para acabar com as limitaçoes aos timbres e ruidos, para Russolo a música tinha alcançado uma complexidade tão grande que ele concliu que a incorporação do ruído como parte da língua musical era a etapa lógica seguinte, armado com esse tipo de idéias ...
Visava o individualismo e sentimentalismo (Retratavam o que queriam de acordo com as técnicas do período),e focavam na invenção, mudança, produção, maquinário, guerra e glorificação do patriotismo. A arte era retratada extravagantemente, como em "Arranha-céus e túneis" de Fortunato Depero.
O cubismo foi um movimento de vanguarda da Europa que expressava a natureza por meio do uso de formas geometricas. ... O cubista abre mao do compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento. Tudo isso a fim de convidar o espectador a analisar e estudar cada forma individualmente.
O futurismo foi um breve movimento artístico fundado em 1909 pelo escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti (de 1876 a 1944). O objetivo dos futuristas era descartar a arte do passado e introduzir uma nova era que rejeitava a tradição e celebrava a mudança, a originalidade e a inovação na cultura e na sociedade.
O objetivo do movimento era rejeitar totalmente o passado e o moralismo, sugerindo, inclusive, o repúdio aos movimentos anteriores como o simbolismo, o impressionismo e o naturalismo, assim como a destruição de cidades antigas e museus em função de uma “higienização do mundo”.