Os peixes carnívoros são os peixes que se alimentam preferencialmente com proteína de origem animal; e os ictiófagos que se alimentam de outros peixes. Os peixes carnívoros são os mais apreciados; entretanto, a maioria deles ainda não aceita rações secas. É o caso do tucunaré, traíra, surubim, dourado, jaú, pirarucu.
Peixes onívoros: alimentam-se de diferentes classes de alimento, podendo obter as proteínas tanto de plantas quanto de pequenos animais. Exemplo: kinguio e platy; Peixes planctógafos: alimentam-se de plâncton.
No seu habitat natural, os peixes costumam se alimentar de outros animais aquáticos de tamanho menor como larvas ou invertebrados. A maioria são carnívoros, mas existem algumas espécies que se alimentam de plantas e algas.
Exemplos: Ursos, tubarões gatos, cães, leões, tigres, entre outros. Não há animais específicos que comem apenas peixes, mas alguns possuem preferências para suas refeições.
Significado de Ictiófago adjetivo, substantivo masculino Que ou o que se alimenta principalmente de peixes: povo ictiófago.
herbívoros
Em média, os cães pequenos necessitam de, pelo menos, 100 a 150 gramas de ração diárias. Cães adultos de médio porte, que praticam 30 minutos de atividades físicas por dia, devem consumir entre 620 a 1230 calorias diárias.
- Porte pequeno (de 4 a 8 kg): cães adultos de tamanho pequeno devem consumir de 95 g a 155 g de ração diariamente. Já se prefere saber a quantidade em xícaras, saiba que entre 1,5 e 2,5 é suficiente. - Porte médio (de 8 a 20 kg): o indicado é oferecer entre 160 g e 320 g de ração por dia.
O aparelho digestivo do cachorro pode levar de 10 horas até 2 dias para digerir totalmente a comida.
Com o tempo, ele vai se acostumando a fazer no jornal e você vai diminuindo a área coberta. Para quem não quer manter o cachorro fechado, o especialista sugere acompanhar os horários em que o cachorro está mais propenso a fazer xixi e cocô, ou seja, 15 a 30 minutos depois das refeições.