Gramática. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas vocálicos da Língua Portuguesa e são classificados em hiato, ditongo e tritongo. Os encontros vocálicos são agrupamentos de fonemas formados por vogais ou semivogais em uma mesma sílaba ou sílabas diferentes.
Há quatro tipos de encontros consonantais, sendo eles: perfeitos, imperfeitos, dífonos e mistos, sendo que os dois primeiros tipos são os mais comuns. Os encontros consonantais podem ocorrer em uma mesma sílaba ou em sílabas consecutivas, o que determinará a sua classificação.
Palavras com ditongos crescentes
2 Answers. ditongo crescente — aquele que é composto por uma semivogal seguida de uma vogal (como ua em quatro ou ia em ária). ditongo decrescente — aquele que é composto por uma vogal seguida de uma semivogal (como ei em reinado ou eu em pneu). ... Note-se que só contam para ditongo as vogais que estejam na mesma sílaba.
Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente). Hiato: é a junção de duas vogais pronunciadas separadamente, formando sílabas distintas.
Sendo assim, as semivogais são aquelas que aparecem juntas ao núcleo silábico, a vogal. São semivogais porque ao se juntar com uma vogal forma uma única sílaba. A semivogais não são pronunciadas com tanta intensidade como as vogais. Geralmente, são as letras “i” e “u” que assumem a função de semivogais.
No caso de paisagem, o encontro se dá por uma vogal (a) e uma semivogal (i), portanto, é classificado como ditongo.
O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal ou vice-versa, quando realizada a separação silábica. Exemplo: Cai (a = vogal, i = semivogal), Mário (i = semivogal, o = vogal).
Caiu = ca-iu.