O soro do leite contém proteínas, lactose, minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco), vitaminas, e traços de gordura do leite. A composição dos produtos do soro do leite varia de acordo com a fonte de leite, o tipo de queijo fabricado e o processo de fabricação.
O soro de queijo é um coproduto da fabricação de queijos nas indústrias de laticínios que corresponde entre 80 a 90% do volume de leite utilizado no processo de produção, e possui em torno de 55% dos nutrientes do leite (Gajo et al., 2016).
O líquido que sobra após a elaboração do queijo, ou seja, após precipitar a caseína (principal proteína do leite) e que compõe cerca de 85 a 95% de todo o leite é o soro, o qual contém, após separação da caseína, 55% dos nutrientes do leite.
Soro de leite ou lacto-soro é um subproduto líquido obtido no processo de fabricação do queijo e da caseína, de cor entre o verde e o amarelo, de aspecto turvo e sabor fresco, ligeiramente doce ou ácido.
No soro do Kefir, é onde se concentra boa parte dos nutrientes, além de também trazer consigo os benefícios dos microrganismos que fermentam o leite. Embora a proteína não seja isolada, o soro do Kefir é altamente proteico. Assim como no caso do whey protein, ele é benéfico para quem treina.
Cuidado: o iogurte pode talhar a altas temperaturas (ou seja, decompor-se em soro e partes sólidas). Para que isso não aconteça, utilize-o em temperatura ambiente e não deixe ferver ao aquecer. Os iogurtes feitos com leite de cabra e ovelha, porém, tentem a manter as propriedades durante o cozimento.
Modo de fazer:
Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus. A primeira está mais relacionada com a cremosidade e o cheiro do iogurte, enquanto o Streptococcus thermophilus está mais relacionado com a fermentação.
Para um melhor aproveitamento de todas as propriedades nutricionais desse alimento, é recomendado consumir no café da manhã iogurte natural desnatado junto com cereais e frutas. A granola, o chocolate meio amargo, o mel e a geleia de morango sem açúcar também são excelentes para acompanhar o iogurte natural.
Preferencialmente, o café da manhã deve ser tomado até 10 da manhã. Coma uma fruta como uma banana ou uma maçã, ou um iogurte, cerca de até 3 horas após o café da manhã: isso lhe dará um reforço para não ficar com muita fome na hora do almoço.