os quatros grandes períodos da filosofia grega, nos quais seus conteúdos mudam e se enrique são: Período pré-socrático ou Cosmológico; período socrático ou antropológico; Período sistemático e Período helenístico ou grego romano. Explique e caracterize cada um desses períodos.
Lembre-se que a filosofia está dividida didaticamente em 4 períodos:
A filosofia grega é normalmente dividida em quatro períodos. Dentre os quais estão: O período pré-socrático; período socrático ou antropológico; período sistemático ou aristotélico; e período helenístico. ... O período sistemático é caracterizado pela divisão sistemática de áreas primordiais da filosofia.
Os principais períodos da Filosofia são: Filosofia antiga, Filosofia patrística, Filosofia medieval, Filosofia da Renascença, Filosofia moderna, Filosofia da Ilustração, ou Iluminismo e Filosofia contemporânea :3.
Período Helenístico (séculos IV a.C. a VI d.C.): Além de temas relacionados com a natureza e o homem, nessa fase os estudos estão voltados para a realização humana por meio das virtudes e da busca da felicidade.
A filosofia antiga terminou com o fim do período helenístico, que teve como nomes de destaque Zenão de Cício, Panecio de Rodes, Sêneca e Marco Aurélio.
A natureza do tempo tem sido um dos maiores problemas filosóficos desde a antiguidade: a passagem do tempo, a forma como ele flúi, a linearidade do tempo, etc. O tempo é considerado uma das propriedades gerais da exterioridade relativamente ao pensamento.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.
Verificado por especialistas. O homem é um ser que além de racional, é dotado de sentimentos e valores morais e éticos, sendo que estes últimos são concebidos desde o momento em que ele é introduzido em determinada sociedade.