Monopólio: uma só empresa domina a oferta do mercado. Oligopólio: algumas (poucas) empresas dominam a oferta do mercado. Concorrência monopolística: várias empresas dominam a oferta do mercado.
Concorrência perfeita ocorre quando existem muitos vendedores; existe uma entrada e saída fácil de empresas; os produtos são idênticos independentemente do vendedor e os vendedores são tomadores de preços.
Significado de Concorrência substantivo feminino Competição; ação de competir com outra pessoa a prioridade sobre alguma coisa. [Economia] Circunstância em que há várias ofertas competindo umas com as outras. [Comércio] Disputa entre produtores e comerciantes pelo comércio de um produto.
Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado. Segundo a economia clássica, o mercado livre constitui a situação ideal para a distribuição mais eficaz dos bens entre as empresas e os consumidores.
Veja abaixo algumas das informações que costumam ser pesquisadas em uma análise competitiva:
Também chamada de concorrência pura, a concorrência perfeita é um conceito que não se verifica no mundo real, sendo mais um modelo teórico do que prático. ... Em um mercado de concorrência perfeita, a tendência é de que, no longo prazo, as receitas das empresas correspondam a seu custo total.
Num mercado concorrencial, os preços tendem a diminuir, o que não é só vantajoso para os consumidores: quando mais pessoas têm a possibilidade de adquirir produtos, as empresas são incentivadas a produzir, o que estimula a economia em geral.
Confira a seguir 5 etapas que você pode seguir para conduzir sua própria análise de concorrentes.
7 Dicas para lidar com a concorrência
Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes.
Para fazer análise da concorrência você deve começar pela definição dos seus concorrentes, parece óbvio. Mas, nem sempre empresas que vendem produtos semelhantes são consideradas rivais, principalmente devido a definição do público-alvo. Então, o concorrente é aquele que possui o mesmo público-alvo do que o seu.
A análise da concorrência é uma estratégia de marketing digital tão importante quanto a produção de conteúdo propriamente dita. Analisar o conteúdo dos seus principais concorrentes ajuda você a identificar eventuais lacunas deixadas por eles e criar possibilidades que gerem importantes resultados para o seu negócio.
19 dicas para vencer a concorrência e vender mais