Um decréscimo no retorno do sangue venoso do sistema nervoso central (SNC) resulta em hipertensão venosa cerebral e consequente hipertensão intracraniana, edema cerebral e infarto.
VASCULARIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso é formado de estruturas nobres e altamente especializadas, que exigem para o seu metabolismo um suprimento permanente e elevado de glicose e oxigênio. O consumo de oxigênio e glicose pelo encéfalo é muito elevado, o que requer um fluxo sanguíneo muito intenso.
Esse polígono é formado pelas seguintes artérias: cerebral posterior, comunicante anterior, carótida interna, cerebral posterior e comunicante posterior. A importância desse polígono é refletida no que foi chamado de redundância da circulação cerebral.
Se a pessoa estiver dormindo durante as primeiras duas horas após o trauma, o acesso ao seu nível de consciência fica indisponível. Ou seja, não existe nenhum risco de o quadro piorar, mas o médico talvez não obtenha informações importantes para estabelecer a gravidade da lesão.