Zaqueu era um homem decidido e determinado, ele ia em busca por aquilo que ele queria. Naquele momento ele queria ver Jesus, queria a Salvação. A Bíblia fala de uma multidão, acredito que naquele meio havia pessoas com os mais diversos problemas de saúde, mendigos, cegos, pessoas sofrendo em diversas áreas da vida.
Ele era um coletor de impostos que havia enriquecido roubando as pessoas. Era mentiroso, enganador, ganancioso, explorador e nada confiável. Mas apesar de todos os seus defeitos ele tinha o desejo de ser salvo. Com este desejo no coração, ele tomou sete atitudes que mudaram a sua vida e o tornaram um vencedor.
Deus sempre quer falar bondosamente conosco, mesmo quando pecamos. Ele nos ama independente de termos pecado ou não, ele sempre está disposto a nos perdoar e ficar conosco. Foi o que aconteceu com Zaqueu. Jesus não olhou para Zaqueu como se fosse um traidor ou ladrão, apenas demonstrou amor e bondade.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. ... E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Zaqueu (em grego: Ζακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo"), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. ... No relato, ele chegou antes da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus, que passava por Jericó a caminho de Jerusalém.
Consequentemente Jesus declarou que Zaqueu era filho de Abraão.
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. ... De acordo com as escrituras Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lc 19:5).
De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, os publicanos eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam. E sofriam um grande repúdio da casta religiosa dos fariseus.
Confiante em sua religiosidade, o fariseu nada pede a Deus e, assim, nada recebe. Por outro lado, os publicanos eram os desprezados judeus que colaboraram com o Império Romano. Por serem conhecidos por recolher os impostos e taxas, eles são geralmente descritos como "coletores de impostos".
Significado de Publicano substantivo masculino Rendeiro ou adjudicatário do Estado, encarregado da arrecadação de impostos.
Zaqueu, O Chefe Dos Publicanos. Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
Eles eram detestados e rejeitados pelos judeus, que não admitiam a cobrança de impostos, a qual, segundo os fariseus, que tinham como função zelar pela doutrina hebraica, ia contra a Lei de Moisés.
R: porque era de pequena estatura. Lucas 19:3: procurava ver quem era Jesus, mas no podia, por causa da multido, por ser ele de pequena estatura.
A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.
Significado de Gentio adjetivo Que é pagão ou não professa a fé cristã: hábitos gentios. Etimologia (origem da palavra gentio).
Ananias de Damasco, dito Santo Ananias, foi um discípulo de Jesus e companheiro de Paulo de Tarso. Os Atos dos Apóstolos relatam como ele foi enviado por Deus para curar a cegueira de Paulo e introduzi-lo à Igreja.
Roma, Itália
Tiago
João, o mestre Dois dos 4 Evangelhos começam a falar de João Batista antes de mencionar Jesus.
Gamala
Zenas, dito o Doutor da Lei, é um dos Setenta Discípulos e era um dos seguidores do apóstolo Paulo. O termo nomikos ("advogado", "doutor da Lei"), aplicado a Zenas, aparece nos Evangelhos de formas variadas. ... Antes de sua conversão, Zenas era um dos defensores da Lei Mosaica.
Nos livros sagrados para os cristãos e judeus, o termo escriba refere-se aos chamados doutores e mestres (cf. Mateus 22,35; Lucas 5,17), ou seja, homens especializados no estudo e na explicação da lei ou Torá.
Jesus o elogiou pela sua resposta e disse: "Respondeste bem. Faze isso, e viverás". O doutor da lei, por desejar sinceramente mais instruções, perguntou: "E quem é o meu próximo?" Assim ele voltou à segunda parte de sua própria resposta.
Cabe ao intérprete da lei construir o sentido da norma, perseguindo um ideal de justiça transcendente à aplicação literal da norma, não sendo conivente com a opressão, assumindo uma postura responsável pelas con- seqüências de sua decisão.