Essa ferramenta costumava ser o principal método utilizado para a visualização das relações entre tensões normais e de cisalhamento, e para estimar tensões máximas, antes das calculadoras se tornarem populares. Nos dias atuais, o Círculo de Mohr continua sendo amplamente utilizado por engenheiros em todo o mundo.
Em outras palavras, o ensaio edométrico ou ensaio de adensamento lateralmente confinado, é um tipo de ensaio utilizado para medir as propriedades mecânicas dos solos: resposta do solo a uma dada solicitação no que diz respeito a deformações verticais.
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).
Em se tratando da importância de tal fator na agricultura, e para as plantas, é correto afirmar que uma elevada permeabilidade faz com que a água e os nutrientes necessários para a manutenção da vida cheguem até os vegetais, garantindo a respiração celular e demais atividades.
Os principais fatores que influenciam no coeficiente de permeabilidade são: granulometria, índice de vazios, composição mineralógica, estrutura, fluído, macro-estrutura e a temperatura.