Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide: Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.); Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-história. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.
A pedra foi a principal matéria prima utilizada e, diferente do período neolítico (idade da pedra polida), o paleolítico representa a idade da pedra lascada, nome que indica a incipiência e simplicidade das técnicas utilizadas. Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres.
O Paleolítico é chamado também de Período da Pedra Lascada, pois os hominídeos utilizavam as pedras que estavam à sua disposição para afiar suas lanças ou criar objetos cortantes, que facilitavam a caça de animais e a colheita de frutos. O Paleolítico foi dividido em três fases (Inferior, Médio e Superior).
As principais características do Paleolítico são:
O Neolítico também é chamado de Idade da Pedra. Entre suas características estão a sedentarização, a agricultura e a domesticação de animais. A arte rupestre representava os hábitos da época, como: rituais, danças e lutas.
O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.
O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu de 2,6 milhões de anos atrás até, aproximadamente, 10.
Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita). ... A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos.
No caso podemos firmar que a semelhança consiste no fato de que ambos utilizam de vestigos para o estudo do que deseja. Já a diferença está relacionada ao fato de que o historiado estuda fatos históricos e o detetive procura soluções para casos.
Resposta: SEMELHANÇAS= as duas estao se referindo a arte. DIFERENÇA= uma pintura foi pintada em uma parede ao ar livre, e a outra esta dentro de algum lugar e é uma escultura.
B - Elas se cruzam pois, em suas análises, acabam tendo de pedir "ajuda" umas às outras: sem a Arqueologia, os historiadores poderiam se ver sem fontes históricas para analisar, ou sem ter como avaliá-las de maneira adequada, e sem a História, os arqueólogos se veriam sem ter como contextualizar aquilo que escavam.
Resposta. Eles usam pinturas rupestres, instrumentos, casas, materiais de caça e pesca, objetos, resumindo vestígios materiais.
A Arqueologia é uma ciência social que se preocupa em compreender ou obter informações sobre as sociedades e as formas antigas de organização humana por meio do estudo direto de evidências históricas. ... Os sítios arqueológicos são as localidades onde se realizam os estudos de arqueologia.