Exercícios cíclicos São exercícios compostos por movimentações que apresentam ciclos definidos e repetitivos. Normalmente apresentam apenas um eixo e apenas dois ciclos de movimento. Exemplo: flexão e extensão, adução e abdução, rotação para a direita e rotação para a esquerda, pronação e supinação.
A modalidade cíclica é caracterizada como repetição contínua e prolongada de determinado gesto esportivo, como por exemplo a corrida, o ciclismo, caminhada, remo, natação, canoagem e etc.
Esportes ou modalidades cíclicas são caracterizadas pela repetição contínua e prolongada de determinado gesto esportivo. Corrida, ciclismo, natação, remo são exemplos. Modalidades acíclicas são as que não têm repetição contínua do movimento e que a naturalidade e espontaneidade são marcantes.
Energia em esportes cíclicos O remo é outro esporte cíclico na qual a resistência é a maior habilidade, mas começar com energia (a habilidade de explodir uma ação no começo da corrida) também é importante. No geral, a energia é de secundária importância em esportes cíclicos mas ainda assim é um fator significante.
Temos também as atividades como caminhar, correr, nadar, remar, pedalar. Estas atividades quando praticadas com a utilização de máquinas e em ambiente fechado são praticamente cíclicas. Acíclicos: movimentos com ciclos não repetitivos,como o movimento de abdominal seguido de flexão.
A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma.
Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. ... A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas.
Aprendemos na escola que a Terra se move de duas formas. A rotação é o giro em torno de si mesma, o que produz o dia e a noite. Já a translação é o movimento em torno do Sol, responsável pelas estações do ano. Mas, nosso planeta também se movimenta de outras formas, como a precessão.
Para os astronautas que adquirem essa nova percepção, a Terra é enxergada como uma bola azul, pequena e frágil, flutuando no vazio e protegida por uma fina atmosfera com a espessura aparente de uma folha papel.
A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites em suas respectivas órbitas, pela formação das marés pela convecção natural, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenómenos na Terra e no universo.