A capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ela representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil.
Lembrando que esses escravos eram forçados a esquecer de sua cultura e tradições, por isso a pratica da copeira foi considerada um crime, já que era uma tentativa deles conseguirem manter seus costumes. ... A pratica da capoeira só deixou de ser crime e se tornou efetivamente esporte por causa da Getúlio Vargas em 1937.
A capoeira, quando notoriamente conhecida, foi considerada crime, tendo sido neste trabalho analisada desde sua trajetória da inclusão no Código Penal de 1890, até a sua declaração pelo presidente Getúlio Vargas como esporte verdadeiramente nacional.
No dia 31 de outubro de 1821, o intendente geral da polícia da corte recebia do príncipe regente, instruções para pôr fim às desordens provocadas pêlos capoeiras.
Capoeira Angola
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. ... Atualmente, é considerada patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
A ginga é entendida como o que impede o confronto direto entre os capoeiristas, e este é apontado como um aspecto político fundamental do jogo de capoeira, um “jogo de contra poder”, em que o jogador deve escolher o momento mais oportuno para deferir o ataque, aproveitando o espaço vazio deixado pelo adversário.
A musicalidade na capoeira serviu e serve para estabelecer a comunicação entre os capoeiristas e as forças emanantes, assegurando a transmissão oral como caminho de interlocução da história, que favorece a preservação dos seus ritos de passagens.
Movimentos da capoeira Armada: é o chute com o lado externo do pé, em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás. Aú: é o movimento de deslocamento também conhecido como "estrela". Serve como esquiva contra golpes de rasteira. Benção: é o chute frontal no qual se atinge o adversário com a sola do pé.
Aplica-se estando em pé, e consiste em firmar-se com um pé no chão e com a outra perna livre, fazendo um movimento de rotação, varrendo na horizontal, atingindo o adversário com a parte lateral externa do pé.
O uniforme utilizado pelos praticantes desse estilo é composto por uma calça preta ou marrom e uma camiseta amarela. Em muitos grupos de capoeira Angola, a roupa utilizada para se jogar é composta por chapéu, paletó, calça e sapato. Antigamente, por uma questão de respeito, não se devia sujar a roupa do adversário.
Existem vários estilos de capoeira, mas as três principais são: