Resposta. Significa dizer que os cnidários têm um sistema digestório com uma única abertura, a boca, e não apresentam ânus; assim, os restos de alimento não aproveitados são eliminados pela própria boca. E significa dizer que parte de sua digestão ocorre na cavidade digestória e parte dentro das células.
Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.
Os cnidários são revestidos por uma epiderme, originada na ectoderme, da qual fazem parte: as células epitélio-musculares; que desempenham uma função de protecção e contracção da parede do corpo que ajuda a digestão extracelular; as células intersticiais que, por não serem especializadas possuem características ...
O sistema digestório dos cnidários é considerado incompleto, pois esse grupo não contém ânus. Os resíduos metabolizados são eliminados pela boca.
Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas). Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular.
A colônia se origina da reprodução das medusas (fase sexuada), que dão origem a uma plânula, que se fixa no substrato. Esta se desenvolve e dá origem a uma colônia fixa com pólipos (fase polipoide). ... Estas vão liberar gametas, que vão formar novas colônias.
Os cnidoblastos são estruturas comuns aos pólipos e medusas e encontradas somente neste filo,sua função e proteção e captura de alimentos,já que os cnidários são carnívoros,seu alimento é composto de peixes,larvas,custáceos.
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes.
O corpo do coral é chamado de pólipo. O pólipo é uma estrutura oca que adere a uma superfície. Os pólipos dos grandes corais podem crescer até cerca de 25 centímetros. Outros corais têm pólipos que não passam de 1 milímetro.
Tanto o pólipo como a medusa apresentam uma boca que se abre na cavidade gastrovascular, mas não possuem ânus. O alimento ingerido pela boca, cai na cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido e distribuido (daí o nome gastro, de alimentação, e vascular, de circulação).
Medusozoa é um agrupamento taxonómico que inclui as medusas, mães d'água, águas-vivas ou alforrecas, formas de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.