O termo obsolescência significa tornar-se obsoleto. É o processo ou estado daquilo que está em curso de se tornar ultrapassado ou que perdeu a utilidade e que, consequentemente, caiu em desuso.
Obsolescência significa o processo ou o estado daquilo que se torna obsoleto, ultrapassado ou que perde a utilidade. ... A obsolescência está associada, por exemplo, ao mercado tecnológico, pois constantemente aparecem novos equipamentos mais atrativos, mais rápidos, mais econômicos, mais práticos ou mais modernos.
Resposta: Obsolescência programada e perceptiva. obsolescência perceptiva acontece quando as pessoas são induzidas a consumir bens que se tornam obsoletos antes do tempo, tendo em vista que atualmente os produtos saem das fábricas com tempo de validade “vencido”.
Obsolescência programada : as consequências devastadoras dos produtos feitos para estragar. Muitas empresas encurtam o tempo de vida de seus produtos, com consequências para o bolso e o meio ambiente. ... Para os fabricantes, faz sentido criar um produto com um tempo de vida limitado.
A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outros.
Constatou-se que a obsolescência programada efetivamente causa danos ao meio ambiente e que o desenvolvimento e o consumo sustentável, aliado à mudança comportamental por parte do consumidor, com a educação ambiental, são alternativas para a redução da produção de lixo eletrônico e da degradação do meio ambiente.
Os avanços tecnológicos e a redução do ciclo de vida útil dos aparelhos eletrônicos geram um crescimento exponencial de resíduos eletrônicos, que ao não obterem destinação adequada podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. no mercado e assinala um aumento espetacular na indústria da remoção do lixo.
As pegadas do smartphone Dentre os diversos recursos extraídos do meio ambiente para a produção de um smartphone, destacam-se minerais como lítio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina, o que intensifica a pegada global em 18 m² de solo, 12.
Qualquer mudança em um ambiente, resultante da introdução de poluentes na forma de matéria ou energia, pode ser entendida como poluição. Geralmente, associa-se a poluição aos malefícios que possam ser causados ao homem. No entanto, ela pode resultar em danos a fauna e a flora, e até mesmo ao meio físico natural.
A produção de uma quantidade exagerada de smartphones tem uma série de consequências para o meio ambiente, de maneira direta, por meio do seu descarte inadequado, contaminando o solo com metais pesados proveniente do seu circuito ou de maneira indireta, através da sua produção.
Os Maiores Impactos Ambientais Do Mundo
Danos do descarte indevido do celular Já no meio ambiente contamina o solo, a água, local onde são depositados e quando incinerados têm a capacidade de emitir gases tóxicos a atmosfera.
O grande problema do descarte irregular são as substâncias químicas que são liberadas no meio ambiente, alguns deles são, chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, dentre outros). Ao serem dispensados irregularmente podem provocar a contaminação do solo e da água. Em contato com o ser humano, pode provocar doenças graves.
Principais impactos ambientais
O lixo eletrônico pode causar câncer e uma série de doenças devido a predominância dos metais pesados. O professor de Engenharia Ambiental Marco Antonio Cismeiro Bumba alerta para problemas causados pelo descarte incorreto desse tipo de resíduo. “A maioria dos metais pesados tende a causar tumores.
Consequências do lixo eletrônico ao meio ambiente