É a protrusão deformada da parede anterior do tórax.
O pectus excavatum pode ser classificado em: simétrico, no qual há depressão esternal em maior ou menor grau, sendo os dois lados praticamente iguais, e assimétrico, quando há diferença entre as duas metades do tórax e o esterno, além de deprimido, apresenta-se rodado(14) (Figura 1).
Pectus Excavatum é uma deformidade do tórax e osso esterno caracterizada por uma depressão do esterno e costelas na frente do tórax. O grau de severidade varia muito. A anomalia é conhecida entre os leigos como "peito de sapateiro", "peito escavado", "tórax escavado", entre outros.
Usar um sutiã que diminui o volume do peito, manter o peso sob controle e fazer exercícios de musculação para levantar os seios são algumas dicas que ajudam a diminuir os seios e ficar com os peitos em cima, sem cirurgia.
Ao inspirarmos o ar, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. ... O diafragma e os músculos intercostais se relaxam, subindo o diafragma e baixando as costelas. Isso faz com que haja diminuição do volume da caixa torácica, forçando o ar a sair dos pulmões.
Por isso, as atividades mais recomendadas são caminhadas, alongamentos, Pilates e exercícios de peito com peso leve. Uma vantagem das atividades físicas, é que alguns homens pensam ter ginecomastia, quando na verdade, só possuem gordura localizada nas mamas e, com os exercícios, ele perde totalmente esse volume.
O especialista que pode cuidar e indicar o melhor tratamento pode ser o clínico geral, cirurgião plástico, endocrinologista ou mastologista. Dependendo do grau o tratamento indicado pode ser via oral, com uso de medicamentos, ou pela realização de cirurgia para retirada da gordura mamária.
E até a realização de supino inclinado, para reduzir a aparência do peito com excesso de tecido mamário. Uma outra sugestão que recomendam é o uso de compressas de gelo, tudo para reduzir a dor e inchaço nas mamas.
A seda e tecidos mais maleáveis, por se moldarem melhor ao corpo, também são contraindicados para quem quer disfarçar, enquanto realiza o tratamento para ginecomastia. O legal é usar moletons, algodão grosso e tecidos rígidos, que criam uma espécie de capa e tela em frente às mamas.
Após a sessão de lipocavitação, é recomendada a realização de uma sessão de drenagem linfática e exercícios físicos aeróbicos para garantir a eliminação da gordura, evitando a sua deposição em outras áreas do corpo. Além disso, é importante ter uma dieta equilibrada.
A prática de exercícios físicos é extremamente benéfica para qualquer pessoa, incluindo homens que possuem ginecomastia. É preciso ressaltar, porém, que há casos mais avançados que exigem tratamento médico.
Vale lembrar que, a ginecomastia não é uma doença grave e pode ser tratada por meio de medicamentos ou cirurgia. Para adolescentes na fase da puberdade, ela tem grandes chances de sumir até os 17 anos. Além disso, não há diferenças em relação ao tratamento ou gravidade da doença para pessoas magras ou acima do peso.
Uma vez desenvolvida a glândula mamária no homem o uso de tamoxifeno não ajudará na sua regressão. Não há nenhum protocolo de tratamento para ginecomastia que faça uso de tamoxifeno. Esta medicação é usada no tratamento de neoplasia mamária devido a inibição dos receptores de estrogênio.
Assim como as mulheres, os homens também podem sentir desconforto nas mamas, o que na maioria das vezes é causado por pancadas durante uma atividade física ou no trabalho ou até mesmo devido à irritação do mamilo no atrito com a camisa.
A diferença é que na ginecomastia clássica o aumento decorre de volume excessivo de tecido mamário, enquanto na pseudoginecomastia há aumento de tecido gorduroso. Uma maneira fácil de saber a diferença é palpar o tecido que está atrás da aréola.
A Ginecomastia é uma enfermidade de gravidade leve e é fácil de identificar....
A pseudoginecomastia é definida como o simples acúmulo de gordura nas mamas masculinas.
Expectante. A maioria dos adolescentes com ginecomastia puberal, particularmente em graus leves a moderados, não requer tratamento, devendo-se apenas assegurar a transitoriedade do processo, com regressão quase sempre total em seis meses a um ano.
Na ginecomastia causada por um desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos, o tratamento com remédios é a principal opção para tentar regular e estabilizar os hormônios. Um exemplo de um remédio para ginecomastia é o Tamoxifeno, mas o médico também pode recomendar o Clomifeno ou o Dostinex, por exemplo.
As causas de ginecomastia podem ser alterações nos hormônios masculinos e femininos, doenças hepáticas, alguns tratamentos medicamentosos com hormônios femininos, toma de anabolizantes, consumo de drogas como a maconha ou tumores testiculares ou pulmonares, hipertireoidismo, hipotireoidismo, derrame pleural ou ...
Uma vez detectada a ginecomastia puberal, as formas de tratamento envolvem o uso de medicamentos inibidores do receptor de estradiol, que é o hormônio que estimula as glândulas mamárias. Dependendo do tamanho alcançado pela mama, uma cirurgia plástica pode ser indicada.
Tanto o Cirurgião Plástico quanto o Endocrinologista estarão aptos a fazer o diagnóstico de Ginecomastia, porém o tratamento dependerá de uma investigacão a partir de exames complementares, podendo ser tratamento clínico ou cirúrgico, esgotando-se as opcões de tratamento clínico, o ideal será procurar um Cirurgião ...
O tratamento normalmente é cirúrgico com uma pequena incisão em volta da aréola caso tenha que retirar parte da glândula e apenas dois pequenos orifícios para lipoaspiração caso o volume seja de gordura. Por vezes ambos os procedimentos são associados.
A lipomastia é causada especificamente pelo acúmulo de tecido adiposo na região das mamas. É considerada uma desordem estética que atinge os homens desde a puberdade até a fase adulta.
Qual o valor médio de uma cirurgia de ginecomastia ou lipomastia, sendo esta, particular ? Olá, Os valores variam um pouco de cada caso. Em geral em torno de R$4 a 6 mil, mas depende do local em que você está e do médico.
O que é Lipomastia? A lipomastia é o aumento das mamas em homens causado pelo excesso de gordura na região do tórax. Acontece com mais frequência em pessoas que estão acima do peso e causa grande desconforto estético e psicológico para alguns pacientes.
O plano de saúde cobre a ginecomastia “real”, porém não cobre a pseudoginecomastia. Afinal, a pseudoginecomastia não afeta a saúde do paciente, trata-se apenas de uma questão estética e, portanto, é o caso de uma cirurgia plástica. Porém, no caso da ginecomastia “real” o homem vivencia prejuízos à sua saúde.
Para descobrir qual é a cobertura a que você tem direito, além das obrigatórias, basta consultar o contrato de prestação de serviços ou o próprio site da operadora. Dessa forma, será possível avaliar se o convênio supre as suas necessidades ou se é preciso optar por outro.
Recuperação após a cirurgia Após a cirurgia de ginecomastia são necessárias, em média, duas semanas para voltara a movimentação normal. O paciente também deverá usar um colete elástico no período pós-operatório, por cerca de 30 a 45 dias, com o objetivo de melhorar a aderência da pele ao tórax.