O Deuteronômio sublinha a singularidade de Deus, a necessidade de uma drástica centralização de sua adoração e a preocupação com a posição dos pobres. Seus muitos temas podem ser organizados à volta de três pilares principais: Israel, o Deus de Israel e a aliança que os une.
Este ano é indicado o livro do Deuteronômio. Tem como tema uma bonita frase do próprio livro: “Abra a mão em favor do seu irmão” (Deuteronômio 15,11). Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. ... Esse “livro da lei” é considerado o primeiro esboço do Deuteronômio.
Os evangelhos (do latim tardio evangelium, do grego clássico εὐαγγέλιον, «boa nova», composto de εὐ «bem, bom» e ἄγγελος «mensageiro, anúncio») são um gênero de literatura do cristianismo primitivo que conta a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus.
Resposta. Novo Testamento foi escrito por vários autores. A visão tradicional é que esses livros foram escritos ou por apóstolos, como Mateus, João, Pedro e Paulo; ou por discípulos que trabalharam sob a direção desses apóstolos, como Marcos e Lucas.
O Novo Testamento tem 27 livros. Foi escrito em grego popular, conhecido como Koiné. Os livros são classificados em quatro grupos, conforme o assunto, ou seja: Biografia, História, Epístolas e Profecia. ... Os Evangelhos são os livros mais importantes da Bíblia.
As tradições do Cristianismo Moderno sustentam que o Novo Testamento consiste em 27 livros. Esses livros são divididos em cinco seções temáticas: os Evangelhos, Atos, Epístolas de Paulo, Epístolas Gerais e o Apocalipse.
Lendas, erros e heresias dos livros apócrifos. ... Os Apócrifos aniquilam as bases a doutrina da inerrância bíblica, pois esses livros incluem erros históricos e de outra natureza. Assim, se os Apócrifos são considerados parte das Escrituras Sagradas, isso identifica erros na Palavra de Deus.