DRI – Documento de Regularidade de Inscrição serve para formalizar a contratação do financiamento, o aluno deve levar o documento ao agente financeiro (banco) para contratação. *Sujeito a modificações pelo programa do FNDE. Mais informações consulte o FIES, disponível aqui.
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é responsável pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, bem como dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.
O que o estudante deve fazer para confirmar seu aditamento? Após iniciada a solicitação pela CPSA/CPAE o aluno receberá um comunicado automático do sistema do FIES via e-mail, sendo este o que o estudante cadastrou no sistema do FIES, informando que a CPSA solicitou o aditamento.
A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é uma repartição presente nas instituições de ensino superior que aderem ao Fies, formada por cinco membros, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição e um ...
PASSO A PASSO DO ADITAMENTO
Novo Fies: Alunos que contrataram o financiamento entre 2018 e 2020/1 – acessar o SIFESWEB, com o CPF e a senha, pelo endereço eletrônico http://sifesweb.caixa.gov.br, clicar em Aditamento de renovação, conferir as informações e validar o aditamento. Prazo até 30/11/2020.
Aditamento simplificado: você terá que comparecer a CPSA para retirar uma via do documento de regularidade de matrícula; Aditamento não simplificado: você deverá comparecer a CPSA para retirar sua DRM assinada e depois deverá dirigir-se ao agente financeiro.
O interessado deve entrar no site: sisfies.mec.gov.br. - Aditamento 2021.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) divulgou nesta segunda-feira (26) a portaria nº191, de 23 de abril de 2021, que prorroga para 30 de junho o prazo para aditamento dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) assinados no primeiro semestre de 2021.
19/08
Veja abaixo as datas do Fies 2021 atualizadas: Divulgação do resultado da pré-seleção: 3 de fevereiro de 2021; Complementação de inscrição: 4 a 8 de fevereiro de 2021; Convocação por meio da Lista de Espera: 4 de fevereiro a 18 de março de 2021.
No FIES 2021, 93 mil vagas serão ofertadas durante todo o ano. Com o Fundo de Financiamento Estudantil é possível ingressar no ensino superior e pagar as mensalidades do curso apenas depois da conclusão.
O Projeto de Lei 5510/20 dispensa os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), até junho de 2021, do pagamento das prestações (amortização e encargos operacionais do contrato). O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Quem pode participar do Fies O candidato deve ter feito qualquer edição do Enem, a partir de 2010, com média de 450 pontos no exame e nota acima de zero na redação. ... A partir do Fies 2021, a nota mínima para redação será de 400 pontos.
Podem participar do Fies estudantes com renda familiar máxima de 3 salários mínimos por membro. O aluno precisa estar matriculado em um curso superior com avaliação positiva do MEC. ... O candidato não poderá já ter sido beneficiado pelo seguro do Fies nem mesmo estar inadimplente junto ao programa.
Não poderão se candidatar ao processo seletivo do Fies os alunos: cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; que já tenham sido beneficiados pelo Fies; que sejam responsáveis por inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
As inscrições para o FIES 2020 são gratuitas. Quem prestou qualquer edição do Enem a partir de 2010 pode se inscrever nas duas edições do programa em 2020.
Regras do FIES 2019 Uma das exigências atuais para conseguir o FIES é ter participado de qualquer uma das edições do Enem realizadas a partir de 2010. Mas apenas isso não basta. Ainda é necessário ter tirado nota maior do que zero na redação e obtido uma pontuação igual ou superior a 450 na prova objetiva.
Exigências para se inscrever no FIES 100%
I - Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 (dez) salários mínimos: a. até 100% (cem por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60% (sessenta por cento); b.
100%
Com o crédito estudantil privado, é possível financiar até 100% do curso. E, normalmente, a matrícula deve ser feita em faculdades conveniadas com a instituição financeira. Nessa modalidade, o estudante faz uma contratação semestral. Ou seja, cada semestre do curso pode ser pago em até um ano.
Compare o Financiamento Estudantil nos melhores bancos (passo a passo)
Confira as propostas de cinco grandes instituições bancárias antes de escolher o financiamento estudantil para pagar seu curso superior.
o estudante deve comprovar renda de ao menos 2,5 vezes o valor da mensalidade do curso (pode ser só a renda do fiador); e não possuir restrições de crédito, como estar com o nome no SPC ou no Serasa — nesse caso, tanto para o estudante quanto para o fiador.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal de financiamento do curso de faculdade. Ou seja, em vez de o aluno pagar a faculdade, o governo paga o curso e, depois de formado, o estudante paga a dívida ao governo.