Uma interface gráfica em Java é baseada em dois elementos: – containers: servem para agrupar e exibir outros componentes – componentes: botões, labels, scrollbars, etc. Para construirmos uma interface gráfica em JAVA, adicionamos componentes (Botões, Menus, Textos, Tabelas, Listas, etc.)
Quando instalamos o Eclipse, o mesmo não possui inicialmente um plugin para desenvolvimento de interfaces gráficas, portanto precisamos fazer o download deste e instalá-lo.
Vamos começar criando a classe ConnectionFactory no pacote factory. Vá com o botão direito até factory e clique com o botão esquerdo em Novo > Classe Java. Na aba Novo Classe Java em Nome da Classe escolha o nome ConnectionFactory. Clique em Finalizar.
8) Qual das alternativas abaixo registra uma consequência do uso de um editor de interfaces gráficas? ... O aplicativo torna-se mais eficiente pois a lógica de criação do código da interface gráfica é gerado de maneira automatizada.
AWT (Abstract Window Toolkit)
Atualmente, o Java suporta, oficialmente, dois tipos de bibliotecas gráficas: AWT e Swing. A AWT foi a primeira API para interfaces gráficas a surgir no Java e foi, mais tarde, superada pelo Swing (a partir do Java 1.
Eventos de primeiro plano (Foreground Events) - Esses eventos requerem a interação direta do usuário. São gerados como consequência de uma pessoa interagindo com os componentes gráficos na interface gráfica do usuário.
A tradução de panel é bem óbvia: painel. E é exatamente isso que é (como sempre) um JPanel, um painel. Este painel vai ser encaixado no molde, no JFrame, e é ele que vai contar os componentes gráficos de nossos programas. Esses componentes, em Java, são os JComponents, e são muitos!
O JTextField é um componente muito utilizado em Java para a criação de formulários onde é necessário a inserção dos dados pelo teclado. Esse campo de texto é comum também em formulários web, são nesses tipos de campos que o usuário preenche o seu nome, email, endereço, entre outros dados.
Como dissemos, o JFrame é uma Classe. E para criar uma classe, criamos um objeto. Assim, nossa janela será um objeto chamado "janela". Vamos passar uma string para o construtor dessa classe, que servirá como título de nosso frame/janela.
Colocar titulo no JFrame
Como definir o JFrame para aparecer centralizado, independentemente da resolução do monitor? [fechadas]
Componentes atômicos São elementos ou componentes que não permitem conter outros elementos. Podemos citar, dentre outros, botões, labels, textFields, sliders, check boxes, scrollbars, etc.
Basta ir no local que está instanciando a trocar o nome da classe para o JtextFieldSomenteNumeros. Dessa maneira, basta repetir esse processo para todos os campos que pretende aceitar apenas a digitação de números e definir também o tamanho máximo do Campo.
– void focusLost(FocusEvent e) – acionado quando um componente perde o foco do teclado.
Um pacote é uma unidade de organização de código que congrega classes, interfaces e exceções relacionadas. O código-base de Java está todo estruturado em pacotes e as aplicações desenvolvidas em Java também devem ser assim organizadas. Essencialmente, uma classe Xyz que pertence a um pacote nome.
Quando temos que acessar uma classe dentro de um pacote utilizamos Fully Qualified . Fazemos isso que para que duas classe no mesmo pacote possam ser acessadas sem dar conflito. Todas as alternativas falam sobre a ambiguidade em relação ao nome das classes, para que isso não aconteça se usa o método Fully Qualified .
Atributos são as propriedades de um objeto. Métodos são as ações que um objeto pode realizar. Os objetos são características definidas pelas classes. Neles é permitido instanciar objetos da classe para inicializar os atributos e invocar os métodos.
O encapsulamento favorece a ocultação da informação quando esconde detalhes de implementação do objeto (tanto pelo armazenamento dos dados, quanto pela implementação dos métodos). ... É preciso controlar a visibilidade dos dados (sendo private) e definir métodos públicos para manipular esses dados.
private. O modificador de acesso private é o mais restritivo modificador de acesso. Todo membro de uma classe definido com o modificador private só é acessível para a própria classe.
o acesso à classe é privado. o atributo é acessível a um programa que tenha uma referência a um objeto da classe. ... o atributo é acessível somente aos métodos da classe.