O Guia Canino é o contato entre o canino superior e o inferior no movimento do lado de trabalho e quando, além dos caninos, os incisivos também se tocam, porém, a guia em função em grupo mais desejável compreende os dentes entre o canino e o 2º pré-molar, podendo incluir ainda a cúspide mésio-vestibular do 1º e 2º ...
A guia canina é o trilho da nossa mastigação e da nossa mordida. São os caninos que orientam o movimento dos nossos dentes e os protegem, evitando que se toquem inadequadamente, garantindo sua durabilidade.
Retrusão - é o retorno da mandíbula em sentido oposto. Nesse movimento tem-se a guia incisiva que é quando os dentes inferiores anteriores deslizam pela concavidade palatina dos dentes anteriores superiores, desocluindo os posteriores.
É aí que entra a Guia Anterior ( GA ). O deslize entre os dentes ântero-superiores e ântero-inferiores deve DESOCLUIR os dentes posteriores na protrusão da mandíbula e em lateralidade Esquerda e Direita. É mais uma regra básica de Oclusão. ... Essa função é dos dentes anteriores.
Guia Canina: No movimento lateral, a maior altura vertical dos caninos em relação aos incisivos inferiores combinado com a posição vertical destes dentes, permite a desoclusão de todos dentes posteriores. Santos Júnior e Washington Steagall.
Ao executar o movimento de lateroprotrusão, o contato interdentário ocorre somente entre os caninos do lado que está ocorrendo o movimento, no lado oposto não ocorrem contatos. Nesse movimento tem-se a desoclusão pelo canino (guia canino) ou desoclusão em grupo (dada pelos dentes posteriores).
O lado contrário ao lado que a mandíbula se desloca é também chamado de balanceio (Figura 17c) e é definido como a posição contrária ao lado de trabalho, onde as cúspides de nomes diferentes assumem uma posição de alinhamento.
Quando a mandíbula se move através dos limites externos do movimento, limites reprodutíveis são detectados. Estes resultados são os movimentos bordejantes.
O profissional mais capacitado para o tratamento/controle do bruxismo é o Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM DOF). Hoje em dia, é sabido que a ortodontia não trata o bruxismo, e que a oclusão nada tem a ver com o bruxismo, como acreditou-se por muitos anos.
Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.
Quando procurar um bucomaxilo?
Outra possível causa é a mordida cruzada, já que os problemas de oclusão impedem o encaixe perfeito dos dentes. Dessa forma, o dentista explica que para compensar o desalinhamento, a articulação temporomandibular acaba trabalhando de forma inadequada, gerando os estalos e as dores musculares na região da mandíbula.