Compressa quente sobre o rosto ajuda a dilatar as vias. Se apenas um lado do nariz estiver entupido, deite-se sobre o lado oposto do corpo para o muco descer. Se não funcionar, inale vapores ou engula líquidos quentes, como chá de camomila, que relaxa as cavidades nasais e facilita a descida da secreção pela garganta.
Vômitos em adultos Quando isso ocorre, o vômito é geralmente causado por abuso de álcool ou outras substâncias, uma infecção bacteriana ou viral, ou um tipo de intoxicação alimentar. Em alguns casos, vômitos também podem ser ocasionados por outras doenças, como doenças cardiovasculares, neoplasias e infecções.
Sim, grande parte dos bebês apresenta regurgitações e mesmo vômitos eventuais, devido a uma imaturidade de funcionamento do esôfago, que acaba permitindo o retorno de leite do estômago para a boca ou mesmo o nariz.
Caso continue a sair leite pelo nariz, a mãe deve deixar a cabeça do bebê mais baixa e dar duas palmadas de leve nas costas do bebê para pressionar o pulmão e interromper a asfixia (sufocação). Se o leite não parar de escorrer, a criança deve ser levada prontamente ao hospital. Isso faz parte do refluxo em bebês.
Primeiro, deixar a cabeça mais baixa e dar duas palmadas de leve para poder pressionar o pulmão e fazer a desasfixia. Depois parti para outro procedimento: manter a criança deitada com a barriga para baixo, pegando com a boca a boca e o nariz (do bebê) e sugando”, explicou ao G1 o bombeiro.
A maioria dos bebês podem ter regurgitações, pelo fato de o esôfago e o estômago serem imaturos, o que permite o retorno do leite. É o que chamamos de refluxo gastroesofágico. Na maioria dos casos, se o bebê estiver ganhando peso de uma forma adequada, sem irritabilidade excessiva, não precisa de tratamento.
O que fazer quando o bebê vomita Quando o bebê vomita é importante não insistir na mamada e, na refeição seguinte, deve-se dar de mamar ou a mamadeira como normalmente. Além disso, durante períodos de vômito, é recomendado deitar o bebê de lado, e não de dorso, para evitar que sufoque, caso vomite.
Uma delas é respeitar sempre o tempo de cerca de dez minutos para o bebê arrotar, mantendo-o no colo. Outra, na hora de colocar a criança no berço ou no carrinho, é deixá-la um pouco elevada e não totalmente na horizontal, posição que facilita a volta do leite.
Conheça as causas do vômito de bebê Geralmente, o vômito de bebê é provocado pelo consumo de alimentos estragados ou contaminados, por uma virose leve ou simplesmente por uma movimentação mais brusca.
Estima-se que cerca de 20% a 50% dos bebês apresentam refluxo fisiológico causado por dismotilidade gastrointestinal, ou seja, por imaturidade do sistema digestivo, manifestando-se como regurgitação (golfada) ou vômito. O bebê que "golfa" na maioria das vezes não está doente, apresenta refluxo fisiológico.
Algumas mães contam que isto acontece, a maior parte das vezes, durante as duas a nove semanas após o parto. Este comportamento é muito normal e comum em bebés que, fora isso, estão satisfeitos durante o resto do dia, a mamar e a aumentar de peso normalmente e, de uma forma geral, saudáveis.
Você produz por volta de 15 ml a cada mamada nos primeiros dias. Mas, após o 4o ou 5o dia, o volume pode aumentar para 30 ml e, ao término da primeira semana - dependendo do tamanho e apetite do bebê - você pode passar a produzir de 60 a 180 ml a cada mamada.
Isso deve ser feito durante cerca de 7 a 10 dias, ou por menos tempo, caso o leite seque antes.
Benefícios da amamentação continuada para a criança