1 - Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estomago é - como o próprio nome diz - uma plástica no estômago (gastro = estômago e plastia = plástica). Ela tem como objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.
Relação dos alimentos Permitidos na primeira semana da cirurgia bariátrica:
Alguns dos principais alimentos liberados depois de um mês desde a realização do procedimento são:
Uma orientação importante aos pacientes é que diferentemente de antes da cirurgia que a reeducação alimentar daquele paciente se iniciava pela salada e terminava pela proteína, a dieta 60 dias após a cirurgia bariátrica deve-se inverter essa ideia iniciando pela proteína (carne, frango, ovo, peixes e etc) e finalizar ...
Alimentos sólidos poderão ser consumidos a partir da quarta semana pós-bariátrica (após o 21 dia de pós operatório), porém devem estar bem cozidos e de preferência com textura mole como arroz, macarrão fino, legumes picados, pescada branca, carne macia bem moída, ovo mexido mole e frutas.
O café pode ser totalmente suspenso após a bariátrica, no período de 2 a 3 meses, vai depender de cada paciente. É necessário a suspensão total da bebida por conta do repouso estomacal.
Por isso é extremamente recomentado uma dieta em que seja evitado o consumo de carboidratos simples como farinhas brancas (pão francês), geleia, arroz branco, pipoca, macarrão, refrigerantes e açúcares (açúcar, balas e doces) e, dar preferência aos carboidratos complexos como leite desnatado, lentilha, grão de bico e ...
Após a avaliação médica, alguns tipos de exames podem ser solicitados. Entre eles podemos citar: