Consideremos dois plano π1 e π2 não-paralelos. Estes irão se interceptar em uma determinada região do espaço tridimensional, sendo que a interseção entre eles será uma reta cuja equação podemos determinar conhecendo dois pontos pertencentes à mesma ou um ponto e o vetor diretor.
Calculando a interseção do plano com r:
Para utilizar essa ferramenta basta selecionar as duas retas iniciais, ou três pontos, sendo o primeiro pertencente à primeira reta, o terceiro à segunda, e o segundo ponto como interseção delas. Para casos em que as retas são paralelas, não será possível escolher três pontos.
São as posições que a reta ocupa no espaço ou no plano. As retas podem ocupar três posições: horizontal, vertical e inclinada. A linha do horizonte está na posição horizontal. Toda reta que está em uma posição semelhante a da linha do horizonte, dizemos que é uma reta horizontal.
Posições relativas entre reta e plano
As retas r e s são paralelas se, e somente se, possuírem a mesma inclinação ou seus coeficientes angulares forem iguais. Utilizando a linguagem matemática: Uma maneira mais simples de verificar se duas retas são paralelas é comparar seus coeficientes angulares: se forem iguais as retas são paralelas. Exemplo 1.
Algo é vertical quando é representado de cima para baixo (ou de baixo para cima), enquanto horizontal é algo representado em uma direção paralela ao horizonte, ou nivelado.