A Transferência refere-se à mudança de um estudante de outra Instituição de Ensino Superior para a UFMG, que se dá mediante processo seletivo (Enem), para provimento de vagas no primeiro semestre letivo, de acordo com a Resolução do Cepe, conforme edital específico e em datas previstas no calendário acadêmico.
O processo seletivo terá três etapas. A primeira etapa será a transferência interna (TI) – para aluno ativo da UFBA, proveniente de qualquer processo seletivo, que queira mudar para qualquer curso; e para reintegração no curso (RC) – para ex-aluno da UFBA que queira concluir um curso inacabado.
Sendo a estudante originária de instituição de ensino privado e tendo conseguido transferência para uma universidade pública, faz jus à transferência para outra instituição pública, uma vez que não existe no local de destino o curso pretendido em instituição de ensino particular.
Geralmente, para a transferência de um aluno já matriculado em um curso superior, a instituição desejada aplica um processo de seleção para ocupar essas vagas remanescentes, por meio de provas diferentes do vestibular regular.
E possível transferir de faculdade para outro curso? Sim. A transferência para outro curso pode ocorrer entre faculdades. A transferência de cursos pode acontecer também dentro da própria instituição.
A solicitação para mudança de curso só pode ser feita uma vez na mesma instituição. Já no caso de transferência de faculdade, o(a) aluno(a) pode solicitar uma vez a cada semestre. O pedido pode ser feito a partir do último mês do semestre que está cursando e passa a valer a partir do próximo período.