Se você é formado em nutrição, saiba que você pode ingressar na Marinha do Brasil (MB) por meio de duas formas: o Concurso Público para o Corpo de Saúde - Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S) e pelo Processo Seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais (SMV-OF).
Para atuar como nutricionista é obrigatório cursar o curso de Nutrição, com duração média de 4 a 6 anos, e possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário, ainda, obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).
O nutricionista é um profissional da saúde que estuda os efeitos que os alimentos produzem em nosso organismo e é capaz de prescrever dietas para suprir as necessidades de nutrientes de cada indivíduo.
O curso de Nutrição engloba um conjunto de conhecimentos estreitamente ligado às Ciências Biológicas, como a Fisiologia, Bioquímica e Biologia, mas também são estudadas disciplinas práticas sobre técnicas de preparação e conservação de alimentos.
O nutricionista Os estudantes começam a ter o contato direto com a atividade científica ainda na graduação, o que permite engajá-los nesse nicho, formando futuros pesquisadores. Após a graduação, o profissional pode se preparar para ser um pesquisador independente por meio de mestrado e doutorado.
O processo nutritivo se detalha em 5 fases, são elas: a ingestão, a digestão, a absorção, o metabolismo e também a excreção. Esse processo é um dos fatores mais importantes para manter as funções do organismo em ordem por toda a vida.
Em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com duração de um ano, ministrado em tempo integral, dividido em quatro períodos. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos.
De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), em 2009 o número de nutricionistas era de 60.
20 de outubro de 1978