Para resolver uma equação exponencial, devemos organizar a expressão algébrica de modo a obter uma igualdade de potências com a mesma base. Nesse caso, é fácil perceber que 125 equivale a 53. Assim: Com base em uma das propriedades da potenciação, obtemos que x = 3.
Para igualar as bases, vamos lembrar a regra da potenciação que diz o seguinte: “todo número diferente de zero elevado a zero é igual a 1.”
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Para calcular o exponencial de um número, basta digitar o número e aplicar a função exp. Assim, para o cálculo do exponencial do número seguinte 0, é necessário inserir exp(0) ou diretamente 0, se o botão exp já aparecer , o resultado 1 é retornado.
Para multiplicar um número inteiro por uma fração devemos multiplicar apenas o numerador da fração e repetir o denominador.
Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos. Veja esse tipo de soma: 1/4+ 3/8 + 5/10 = ?২৮ ডিসেম্বর, ২০১৮
Nas frações onde os denominadores são iguais, basta conservar o denominador e adicionar ou subtrair os numeradores de acordo com a operação indicada. Por exemplo: Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador.
Há duas formas principais de executar essa operação: você pode converter todo o número em fração ou subtrair 1 do número inteiro, convertendo essa unidade em uma fração com a mesma base que a usada na subtração. Ao ter duas frações com a mesma base, você pode começar a subtrair.
Número inteiro em fração Se pegarmos o número 5 para representá-lo em forma de fração basta achar um número que dividido por outro número o resultado seja 5. Por exemplo: 10 : 2 ou 20 : 4 ou 300 : 60, então dizemos que: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para somar ou subtrair duas ou mais frações, basta calcular inicialmente o MMC entre os denominadores e, em seguida, dividir esse MMC pelo denominador e multiplicar o resultado pelo numerador.