A Terceira Lei de Newton, também chamada de Ação e Reação, relaciona as forças de interação entre dois corpos. ... Como as forças são aplicadas sobre corpos diferentes, elas não se equilibram. Exemplos: Ao disparar um tiro, um atirador é impulsionado em sentido contrário da bala por uma força de reação ao disparo.
A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a. Durante seus estudos, Isaac Newton percebeu que a toda ação correspondia uma reação.
A terceira lei de Newton tem relação com a cultura maker no sentido de que todo o esforço feito para aprender algo ou realizar determinada tarefa é convertido em conhecimento para quem se propõe a realizar essa tarefa.
Surgiu no final dos anos 1960, inspirada na cultura punk, que tinha por hábito quebrar as regras e estabelecer suas criações por meio de materiais próprios — tanto é que parte de suas divulgações era baseada em produções dos músicos. ... Com isso, mostrou uma nova maneira de produzir e empreender.
Resposta: A Cultura Maker trabalha importantes valores, como: criatividade, escalabilidade, colaboração e sustentabilidade. Conforme a Cultura Maker prega, recursos não devem ser desperdiçados. ... O movimento "Cultura Maker" trata-se de uma evolução do “Do it yourself”, que em português significa “Faça você mesmo”.
O movimento Cultura Maker, na verdade, virou uma febre do século XXI. A busca por soluções cada vez mais criativas e personalizadas abriu as portas para que ele ganhasse espaço e não parasse de crescer. Além disso, temas que estão muito em voga, como inovação, sustentabilidade e tecnologia ajudaram nesse sentido.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”, como descreve o site da organização.
Resposta. Resposta: os temas estão todos relacionados pois a cultura maker vem parte de inovação e tecnologia que é desenvolvida por quem a aplica mas ao mesmo tempo ajuda com a sustentabilidade pois incentiva ao Maker em si utilizar de itens que ele possui, ou que pode tirar doque já tem.
Resposta: quatro pilares: o trabalho baseado em projetos, a aprendizagem aos pares, o respeito às paixões e a atitude de brincar. Quando o aluno passa a ser incorporado na cultura maker, ele começa a ser o protagonista do aprender.
cite um exemplo para cada um dos 4 conceitos....Vamos expor aqui então alguns conceitos da cultura maker :
A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
Resposta. Resposta: O programa de extensão 'Difusão da Cultura Maker' tem por objetivo promover a inclusão digital através de atividades para instigar a curiosidade em temas como a cultura “faça você mesmo”, impressão 3D, fabricação digital e Computação.
Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Os 5 Rs mostram-nos como devemos agir para melhorar o meio ambiente. Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente.
As ferramentas utilizadas são copos, balanças, termômetros, papel de pH, óleos essenciais e até mesmo ferramentas mais caseiras.
Dentro da Educação, a cultura maker só traz benefícios porque ajuda na formação da motricidade e agrega outras habilidades no desenvolvimento dos estudantes, como estímulo à criatividade, à ludicidade e ao espírito colaborativo, entre outros vários aspectos.
Um dos principais benefícios da cultura maker é a democratização do conhecimento a respeito do fazer. Não é mais necessário que as informações da criação de determinados itens fiquem restritas a determinadas empresas, já que as pessoas são plenamente qualificadas para “fazer elas mesmas”.
A cultura maker pode ser desenvolvida em diversos ambientes da sociedade, principalmente na educação. O objetivo da cultura maker é colocar a mão na massa e descobrir novas formas de enxergar um problema ou desafio.
Resposta: O que é Cultura Maker? O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Do it yourself” ou, em bom português, do “Faça você mesmo”. O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano.
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.
Resposta: Tem uma importancia muito grande. A cultura MAKER apresenta uma ideia de qualquer pessoa conseguir contruir,conserta ou ate mesmo criar seus proprios obejetos.
Resposta: A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
O Movimento Maker é uma metodologia ativa de aprendizagem baseada no conceito de Faça Você Mesmo, ou seja, os alunos aprendem novos conhecimentos com atividades práticas que envolvem tentativas de acertos e erros, sendo uma importante maneira de desenvolver as suas habilidades de resolução de problemas.
Os recursos maker podem ser utilizados para criar histórias e representar ambientes para tratar de algum assunto específico. Por exemplo, uma abordagem possível é convidar os alunos a criarem uma história relacionada à diversidade da vida na Terra a partir do uso dos materiais de prototipagem.
A aprendizagem maker combina o “faça você mesmo” com a tecnologia de ponta. ... O movimento maker atrela a cultura do “faça você mesmo” com a tecnologia. Quando aplicado ao ambiente escolar, tem como objetivo promover a criação, a investigação, a resolução de problemas, a originalidade e a resiliência.